Goste ou não, a realidade é que o Windows 11 tem sido algo de uma evolução incrível nos últimos meses, com várias atualizações que além de melhorias no campo da eficiência, também trouxeram funcionalidades realmente interessantes, e na verdade, necessárias.
Aliás, as melhorias são tantas que até a própria Microsoft veio a público falar um pouco sobre elas. Quase como a dar uma palmadinha nas suas próprias costas… Mas… É real! O Windows 11 está mesmo melhor!
Microsoft afirma que o Windows 11 está muito mais rápido!
Portanto, depois de anos em que os utilizadores tiveram quase sempre um medo real de fazer atualizações ao seu sistema operativo, eis que a Microsoft vem agora a público toda contente com a sua prestação durante o final do ano de 2022, e primeira metade de 2023.
Estamos a falar de pequenas mudanças, que todas juntas, parecem mesmo ter melhorado a experiência de utilização do Windows 11.
Por exemplo, já reparou que o movimento do rato está mais rápido e mais fluído? Segundo a Microsoft, tudo se deve a mudanças no “motor” do sistema operativo.
Mais concretamente, a gigante Norte-Americana aponta para uma redução no processo de inicialização do Windows, que é agora 10% mais rápido. Bem como a uma melhoria no consumo de recursos cada vez que temos o lançamento de uma aplicação (-50%).
Além disto, temos também melhorias significativos na performance do Explorador de Ficheiros, que além de conseguir ter acesso a dados na nuvem, é também entre 40~70% mais rápido na procura.
Se porventura for um gamer, a Microsoft também fez algumas mudanças profundas, de forma a tentar eliminar muitas das causas de ‘soluços’ em jogo, mesmo que o seu PC seja mais do que suficiente para o jogo em causa.
Em suma, a Microsoft tem passado os últimos meses a tentar limpar todo o “lixo” que faz, e sempre fez, parte do Windows, isto para melhorar a experiência de utilização de forma quase invisível, mas inegavelmente notória.
Porém, nem tudo é bom! Continuam a existir vários bugs à espera de correção. Talvez mais importante que isso, continua a ser muito comum o aparecimento de novos problemas em cada lançamento de uma nova atualização.