Se jĂĄ experimentou colocar cĂłdigo num documento, de certeza que jĂĄ deu conta que Ă© um pouco complicado. Isto acontece porque a maioria dos editores de texto como o Microsoft Word e o Google Docs estĂŁo destinados a tornar as palavras e frases legĂveis. Assim tentam fazer o mesmo ao cĂłdigo e as coisas correm mal. Felizmente, o Google Docs pretende agora tornar o cĂłdigo fĂĄcil de exibir dentro de um documento, adicionando uma nova funcionalidade revolucionĂĄria: blocos de cĂłdigo. Esta função jĂĄ estĂĄ disponĂvel para alguns nas bases do Google Docs.
Google Docs acaba de passar a perna ao Microsoft Word
Nos documentos normais do Word, existem muitas soluçÔes alternativas para exibir corretamente um bloco de código. No entanto não existe uma função mesmo para isto. Neste sentido, o Google Docs estå a superar a sua congénere da Microsoft. Conforme anunciado pela Google, as pessoas que produzem documentos na sua plataforma online podem agora inserir snippets de código como blocos próprios e mostrå-los corretamente dentro do documento. Este bloco de código funciona como uma das muitas bases dentro do Docs, juntamente com notas de reunião e outras funcionalidades.
Se quiser experimentar, basta escrever o seu cĂłdigo no documento e depois ir a para Inserir > Bases > Bloco de CĂłdigo e, de seguida, selecione a linguagem de programação que escreveu. O Docs vai converter entĂŁo o cĂłdigo que acabou de escrever num bloco de cĂłdigo inteligente, aplicando automaticamente o estilo e as cores adequados. Ă uma caracterĂstica pura que permite mostrar o cĂłdigo como deve ser mostrado. Assim nĂŁo sĂł torna a sua legibilidade mais fĂĄcil, mas tambĂ©m facilita as coisas para os colaboradores dentro de um documento.
A funcionalidade estå a chegar a algumas contas business no Google Workspace e pode demorar algumas semanas a chegar a todos. Infelizmente, porém, a publicação do blog diz que a funcionalidade não vai ser lançada para as contas pessoais da Google. Ainda assim é provåvel que isto acabe por chegar a todos lå mais para a frente.
đ„ Este artigo foi Ăștil?
SĂȘ o primeiro a votar đ
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google NotĂcias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp Ă tua espera. Podes tambĂ©m receber as notĂcias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares Ă grĂĄtis!