A Apple estĂĄ a impressionar tudo e todos com os seus processadores M1, M2, etc… Naquilo que começa a ser inegĂĄvel que, na verdade, o divĂłrcio com a Intel nĂŁo podia ter corrido melhor para a gigante responsĂĄvel pelo iPhone e portĂĄteis MacBook.
No entanto, no mundo da produção e design de processadores de alta performance, existem sempre algumas barreiras inesperadas, capazes de atrasar atĂ© os planos mais robustos, e mais bem pensados. Especialmente para empresas que nĂŁo tĂȘm o controlo da produção de chips, como Ă© o caso da Apple.
Afinal, ao que tudo indica, pela primeira vez em muito tempo, a TSMC estå a demonstrar algumas fragilidades no campo da produção, com os 3nm a darem algumas dores de cabeça.
Sendo exatamente por isso que o iPhone 14 vai ter um SoC muito similar ao do ano passado. Além disso, pelos vistos, é também exatamente por isso que os próximos portåteis Apple MacBook Pro vão continuar a ser baseados em processadores de 5nm, e não em processadores mais poderosos, e mais eficientes, de 3nm.
Apple queria 3nm no MacBook Pro, mas vai ter de ficar pelos 5nm
Portanto, seria de esperar que a Apple apostasse forte e feio em novos portĂĄteis MacBook Pro, baseados nos chips M2 Pro e M2 Max, nos prĂłximos meses. Algo que deverĂĄ continuar a acontecer, agora numa aposta um pouco menos forte! Visto que a TSMC se atrasou, e por isso mesmo, a Apple nĂŁo vai ser capaz de ter acesso aos tĂŁo esperados processadores de 3nm.
Assim, os novos M2 Pro e M2 Max vĂŁo ter como base o atual processo de 5nm! Por isso mesmo, vĂŁo estar um pouco mais limitados no campo da performance e eficiĂȘncia energĂ©tica.
Tudo isto porque a TSMC nĂŁo parece estar muito confiante na performance, nem no volume de produção, no inĂcio de ciclo de vida destas novas linhas. (A produção estĂĄ a começar agora em Agosto/Setembro. Inicialmente com apenas 1000 wafers por mĂȘs.)
SerĂĄ que isto implica algum dano nos planos da Apple? Ou a gigante Norte-Americana vai conseguir adaptar o design aos 5nm, mantendo muitas das melhorias esperadas?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opiniĂŁo na caixa de comentĂĄrios em baixo.
đ„ Este artigo foi Ăștil?
SĂȘ o primeiro a votar đ
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google NotĂcias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp Ă tua espera. Podes tambĂ©m receber as notĂcias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares Ă grĂĄtis!


