AMD já tem resposta pronta para o último esforço da Intel!

A AMD tem estado muito caladinha, enquanto a Intel lançou uma nova gama de processadores, e se prepara para lançar a sua primeira gama de placas gráficas realmente digna desse nome. Mas por vezes… É no silêncio que está o segredo para o sucesso!

AMD já tem resposta pronta para o último esforço da Intel!

Intel vs AMD

Portanto, no espaço de uma semana, de forma a aproveitar a CES 2022, a AMD já avançou com a arquitetura Zen 3+, que aparentemente, vai dar vida a uma nova geração de processadores Ryzen. Mas também falou da sua nova gama EPYC, com o processador “Genoa” a contar com 96 núcleos, e mais impressionante que isto, com o processador ‘Bergamo’ a chegar às prateleiras com 128 núcleos de processamento, e claro, 256 threads.

Entretanto, no campo do consumidor, ou seja, nos futuros processadores Ryzen 6000/7000 baseados na arquitetura Zen 4. Tudo indica que a AMD vai ser capaz de aumentar significativamente o número de núcleos presente nos seus CPUs. Afinal de contas, graças a algumas mudanças arquiteturais, e até na forma como os chiplets são produzidos, a AMD é agora capaz de implementar mais CCDs, e quem sabe, mais núcleos dentro de cada CCD.

Na prática, isto significa que com todas estas mudanças, e uma grande ajuda do processo de 5nm da TSMC, a AMD pode vir a lançar processadores com um máximo de 16 núcleos por CCD.

Consegue imaginar um Ryzen 7900 ou 7950 com 32 núcleos, ou mais?

No entanto, com este aumento de núcleos, temos também uma ligeira mudança na estratégia. Afinal de contas, dentro do processador, nem todos os núcleos Zen 4 vão ser iguais. Vamos ter algo muito similar ao que a Intel está agora a fazer com os Core 12000, ao implementar núcleos focados no desempenho, lado a lado, com núcleos mais focados na eficiência energética.

Não vai ser 100% igual, visto que a grande diferença deverá estar no potencial energético de cada núcleo, e não no seu design propriamente dito. Sendo assim uma resposta ao que a Intel está a fazer, enredada por um outro caminho igualmente interessante.

Em suma, ao que tudo indica, tanto a Intel como a AMD estão agora numa guerra de núcleos! Cada uma no seu próprio caminho.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado no que está a acontecer no mercado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

- Advertisement -
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Lê também

Smartphones mais caros? Não. A Apple não deixa!

É possível que os preços aumentem no futuro, tal...

Xiaomi Redmi Pad 2 Pro: o tablet barato que surpreende!

Enquanto muitas fabricantes decidiram abandonar o mundo dos tablets...

Atenção Portugal! Grécia fez mega-raide à IPTV pirata!

IPTV Pirata - Sim, até os clientes vão ser...

De 6 GB a 500 GB: Dados Móveis explodiram. Sabes porquê?

Durante muitos e longos anos, foi preciso ter cuidado...

DIGI no Metro de Lisboa: finalmente a luz ao fundo do túnel

Parece que, depois de um ano de promessas, obras,...