Muito provavelmente, quando falamos em olhos biónicos, vai logo pensar em filmes de ficção cientĆfica, como o muito recente James Bond 007: No Time To Die, onde um dos vilƵes, fazia uso da tecnologia para meter em prĆ”tica os seus planos maquiavĆ©licos.
Devido a isto, Ć© muito provĆ”vel que comece a julgar que Ć© uma tecnologia que estĆ” muito longe de ser uma realidade. Bem… Mais ou menos! TĆŖm existido alguns desenvolvimento extremamente interessantes neste campo. Que claro estĆ”, resultam numa aproximação sĆ©ria do futuro, ao mundo da medicina atual.
Olhos biónicos? Houve um grande desenvolvimento!

Portanto, investigadores do Instituto de Tecnologia Harbin (China) e Universidade de Northumbria, foram capazes de desenvolver uma nova tecnologia, de forma a produzir olhos biónicos mais eficientes.
Mais concretamente, a equipa desenvolveu um novo método para controlar as sinapses artificiais nas retinas biónicas, melhorando assim a condutividade elétrica, o que consequentemente, baixou consideravelmente o consumo de energia. Ao que tudo indica, a equipa chegou a este resultado, ao injetar indium, num material de duas dimensões baseado em dissulfeto de molibdênio.
Muito resumidamente, todo o pacote foi capaz de produzir imagens de alta qualidade, o que Ć© obviamente necessĆ”rio para o funcionamento de um olho biónico. Dito isto, caso nĆ£o saiba como Ć© que um ‘olho’ deste funciona, estamos a falar de um substituto de olhos reais, mas que por enquanto, apenas pode ser implementado em certas situaƧƵes. Ou seja, depende da doenƧa original, que tornou o olho inutilizĆ”vel.
Em suma, Ć© uma tecnologia que, infelizmente, ainda estĆ” um pouco longe de ser uma realidade no mundo da medicina. Mas que tem agora uma grande ajuda deste desenvolvimento. Ć mais um passo!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentÔrios em baixo.

