(Especial) A pirataria vai ficar mais complicada em Portugal!

A pirataria é algo que muito provavelmente nunca irá morrer, contudo, é inegável que em outros tempos já foi mais fácil piratear alguns tipos de conteúdo, nomeadamente o audiovisual.

Dito tudo isto, parece que vai ficar um pouco mais complicado ter acesso a muito conteúdo que com a pandemia se tornou demasiado acessível. Como é o exemplo dos jornais, das revistas, etc… Porquê? Ao que tudo indica, o PS tem agora um projeto de lei em cima da mesa, que por sua vez pretende acabar com as sempre existentes dúvidas sobre a legalidade das medidas antipirataria! Medidas essas que até agora se têm baseado apenas no bloqueio do endereço de internet dos piratas.



Hmm… A pirataria vai ficar mais complicada em Portugal!

Pirataria

Portanto, muito resumidamente, a proposta baseia-se no bloqueio do IP! Se por acaso não sabe o que é o IP, fique a saber que é o endereço atribuído a qualquer computador ligado à Internet.

Mais concretamente, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista apresentou na Assembleia da República um projeto de lei que prevê o bloqueio de sites que se dedicam à distribuição de cópias ilegais de vários tipos de conteúdo como músicas, vídeos, livros ou jornais.

No entanto, como deve saber, o bloqueio de endereços piratas já é feito hoje em dia. Tendo como base dois memorandos antipirataria que contam com a participação de representantes de autores e produtores, operadores de telecomunicações e IGAC.

Por isso, com esta iniciativa, a ideia é que tudo o que tem sido feito até agora, ganhe mais força aos olhos da lei. E claro, passe a contemplar os números do Protocolo de Internet (os números IP), que são usados pelos diferentes sites piratas. Mas será que isto faz sentido? O que não falta são maneiras de mudar ou ‘mascarar’ o IP. Será que isto é apenas mais uma “lei para encher chouriços?”

Isto já para não falar que o IP é dinâmico. Para ter noção, já tivemos medidas similares implementadas noutros países, que acabaram por fazer mais mal do que bem, ao bloquear utilizadores e sites completamente inocentes.

Entretanto, se quiser saber mais acerca do projeto lei, clique aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda faz algumas destas práticas ilegais? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Lê também

A tua encomenda da Amazon está perdida na Paack? O que deves fazer

Compras na Amazon.es a 21 de novembro, entrega prevista...

IPTV Pirata cortada? Sem problema… Já tinham outra!

Caso não saibas, a Operação 404 derrubou mais de...

Carregar carros elétricos na rua é… Um autêntico roubo!

Como já dissemos várias vezes ao longo deste ano,...

Google Fotos ou iCloud no iPhone. Quem ganha?

Se tens um iPhone, há uma decisão que eventualmente...

Detesto ter de andar com dinheiro em 2025. Parvoíce!

Hoje foi um daqueles dias que pura e simplesmente...