Esqueça o 8.8.8.8 e 1.1.1.1! Pode não valer a pena

Quantos guias é que já leu por essa Internet fora a afirmar que é uma boa ideia mudar os servidores de DNS da sua conexão à Web, para usufruir de maior velocidade e proteção?

Pois bem, pode mudar o seu DNS à vontade, não tem qualquer problema, e algumas dessas vezes, até podem resultar numa melhoria residual da qualidade do serviço. No entanto, não é um toque de Midas na sua Internet.

Sabe o que é um DNS Resolver?

Antes de mais nada, é necessário perceber o que é um DNS (Domain Name System), ou sistema de nome de domínio. De forma resumida, é o serviço que assegura a ligação entre o domínio e o endereço IP de um servidor. É quase como se fosse um tradutor, capaz de passar o IP para um nome (URL), ou um nome para um IP.

Dito isto, mudar o serviço de DNS da sua Internet pode realmente melhorar (ou piorar, consoante a localização do servidor, e sua carga), o ‘lookup’ de um endereço. No entanto, a velocidade de transferência de ficheiros não vai mudar.

Por isso, não deve, nunca, escolher um DNS Resolver para melhorar a performance da sua Internet. Pode fazê-lo para tentar melhorar a segurança da sua ligação, entre outras coisas. (Leia mais sobre o assunto, e vá um pouco além da Google (8.8.8.8) e CloudFlare (1.1.1.1), pesquise o DNS Quad9, e também o OpenDNS.)

Esqueça o 8.8.8.8 e 1.1.1.1! Pode não valer a pena

internet

Portanto, no passado, já vimos muito boa gente a apontar para estes endereços DNS como a melhor coisa a seguir ao pão fatiado. Mas as coisas não são bem assim, porque estamos a falar de servidores públicos, baseados em tecnologias proprietárias, que vamos ser honestos, não sabemos muito bem que tipos de informação guardam sobre nós.

Não estamos a apontar o dedo a nenhum destes serviços, visto que no caso da CloudFlare, até afirmam, várias vezes, que não usam a informação dos consumidores para absolutamente nada. Ainda assim… Todo o cuidado é pouco.

Que DNS utilizar? Bem, use o do seu fornecedor de internet (ISP)! Ou então, pesquise o projeto Unbound, que está a ganhar alguma popularidade junto dos entusiastas da Internet.

Mas… Os servidores DNS da Google e Cloudflare não oferecem mais velocidade? Não! Já explicámos em cima que esta velocidade é relativa, e serve apenas para a primeira ligação. O DNS Resolver é um servidor como qualquer outro, e por isso mesmo, a sua velocidade de resposta depende da sua localização no globo. Pode ter resultados diferentes, com DNS’s diferentes.

Pode usar esta plataforma para testar.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Alguma vez mudou o DNS na sua máquina de trabalho ou de jogos? Bem, está na hora de manter, ou mudar o seu DNS, sem entrar na máquina do marketing.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.