7nm: A TSMC já produziu mil milhões de chips!

Como deve saber, a TSMC cresceu a bom crescer nos últimos anos, especialmente após o lançamento do seu processo de 7nm, que foi aproveitado em pleno pela AMD, Qualcomm, Apple, etc… Mas tem noção da quantidade de chips que já voaram destas linhas de produção? 

7nm: A TSMC já produziu mil milhões de chips!

7nm:

Portanto, a gigante da produção de microprocessadores anunciou agora que já chegou aos mil milhões de chips produzidos no processo de 7nm. Anúncio feito enquanto falou um pouco sobre os mais recentes processos de 6nm, 5nm, 4nm e 3nm.

Destes mil milhões de chips, temos todos os processadores que, nos últimos anos, dão vida às consolas de nova geração (PS5, Xbox Series S/X), bem como a um monte de processadores Ryzen, EPYC, placas gráficas AMD Radeon, iPhones, iPads, e até MacBooks, visto que o recente SoC ARM M1 é feito pela TSMC.

Curiosamente, a NVIDIA também era um dos maiores clientes da TSMC!

No entanto, a gigante das placas gráficas decidiu abandonar a relação comercial com a parceira, para se juntar à Samsung. Uma decisão que a nível de receitas foi genial, mas que ao nível da quantidade de produção parece ter sido um tiro no pé. Visto que o processo de 8nm da Samsung parece ainda incapaz de responder à procura do mercado.

Em suma, para ter noção da importância de tudo isto, a TSMC está a ter tanto sucesso, que até a própria Intel assinou um contrato com a gigante da produção! De forma a ter acesso às suas linhas de 3nm. Aliás, a maioria da produção deste processo pertence à Intel. Caso não saiba, a Intel sempre produziu os seus próprios chips… Por isso, ver a gigante azul a fechar contratos de produção com empresas de fora é realmente muito estranho para vários especialistas. Mas na verdade, completamente necessário! Tal é a diferença no desempenho das linhas de produção destas duas gigantes.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também