2K ou 4K num smartphone com ecrã de 5 ou 7”? Para quê?

Um entusiasta de smartphones quer ter sempre o melhor possível nas suas mãos… Por isso, as fabricantes esfregam as mãos e rapidamente aproveitam esta maneira de pensar, para entrar numa autêntica corrida às especificações para ‘Inglês ver’.

Dito isto, existe algo que sempre me fez confusão no mundo dos ecrãs OLED e LCD IPS que equipam os nossos telemóveis. Ao fim ao cabo, porque razão temos consumidores em 2020 a fazer cara a feia a smartphones com resoluções FHD, em pequenos ecrãs de 5”, 6” ou 7”, quando depois vão todos contentes para casa ou escritório olhar para monitores de 24” FHD?



2K ou 4K num smartphone com ecrã de 5 ou 7”? Para quê?

smartphone

Sinceramente, acho que já estamos numa fase em que as fabricantes pensam “Se podemos ter altas resoluções nos smartphones, porque não as implementar? Vai certamente impressionar na folha de especificações!” Ao fim ao cabo, no mundo dos smartphones, as coisas evoluiram tão de repente, que as fabricantes têm de usar tudo ao seu alcance para oferecer o melhor possível, de forma a conseguirem continuar à frente da sua concorrência direta.

É por isso que muitos dos topos de gama do mercado contam com resoluções QHD ou QHD+ (1440p), apesar de isto ainda ser um problema para a tecnologia que dá vida às baterias dos nossos smartphones. Um problema especialmente grave agora que as altas taxas de atualização de frames são cada vez mais um ‘standard’ no mundo mobile. Ao fim ao cabo, não foi por acaso que a Samsung equipou os seus smartphones com ecrãs OLED QHD+, mas depois limitou a resolução a FHD+ para a utilização do modo de 120Hz… Caso contrário, a bateria ia à vida em tempo recorde.

Mas se acha QHD (2K) um exagero, fique a saber que a Sony lançou um smartphone em 2017, a custar cerca de 800€, que já oferecia um ecrã OLED UltraHD 4K com HDR! Um aparelho que oferecia um PPI de 807! Estamos a falar do Xperia XZ Premium.

xperia xz, 4k

Uma tentativa que rapidamente se revelou um falhanço, tudo devido ao facto de ser difícil notar alguma diferença na resolução num ecrã tão pequeno… E claro, devido ao consumo de bateria de uma resolução tão alta.

Em suma, na minha opinião, FHD ou FHD+ ainda é mais do que suficiente para um smarpthone em 2020. Especialmente se isto trouxer grandes ganhos na autonomia da bateria, que é inegavelmente o grande calcanhar da indústria neste momento.

Entretanto, para o meu PC, FHD é cada vez mais inaceitável! 1440p para cima ou nem vale a pena.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário