Caso não saiba, apesar do facto de ser extremamente fácil encontrar smartphones Android de gama média com suporte a uma taxa de atualização de frames de 120Hz, no lado iOS as coisas não funcionam assim.
Quer um smartphone com 120Hz, que a Apple gosta de chamar “ProMotion”, bem… Tem de comprar um iPhone com Pro no nome, o que nesta geração significa pagar 1249€ pelo iPhone 15 Pro, ou 1499€ pelo iPhone 15 Pro Max.
Mas isso vai mudar! Não vai ser já com o iPhone 16 de 2024, mas vai mudar com o iPhone 17 de 2025.
120Hz no iPhone mais barato? Só em 2025!
Portanto, qual é a razão para a Apple ainda continuar a deixar os 120Hz para os modelos mais caros? É exatamente essa! Serve para os distinguir e assim levar mais consumidores para os modelos Pro, que são mais caros, e por isso têm uma margem de lucro um pouco superior.
Mais concretamente, a ideia é passar a mensagem de que os modelos ‘base’ são inferiores. (Apesar de muito caros face aos modelos Android equiparáveis).
Mas, com o iPhone 17 e 17 Plus, isso vai mudar!
Algo interessante, visto que a Apple não precisa de fazer isto. Os iPhone base vendem muito bem, e na realidade, os consumidores nem se interessam muito pelas funcionalidades “Pro”. Ainda assim, muito provavelmente porque os preços estão hoje em dia muito mais baixos, e até a Samsung já equipa toda a sua gama S24 com ecrãs LTPO, a Apple decidiu acrescentar a funcionalidade e diferenciar os seus aparelhos em outras vertentes.
Isto vai permitir ajustar dinamicamente a taxa de atualização de frames entre 1Hz e 120Hz, para que as animações sejam mais suaves, e a deslocação do ecrã pareça mais fluída. Esperemos é que o preço não volte a aumentar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!