100% dos jogos serão em formato digital até 2022!


Por em

Para a grande maioria dos jogadores de PC, os CDs/DVDs tornaram-se uma forma arcaica de armazenar os seus jogos. Tudo graças a plataformas como a Steam ou a GoG e a disseminação do aumento brutal da velocidade da internet! Aliás, muitos computadores até já são vendidos sem uma drive óptica.

Contudo, é uma história diferentes para as consolas… Mas com o andar da carroça, será que um dia todas as plataformas abandonarão o formato físico? Alguns analistas acreditam que sim, e até dizem que isto poderá acontecer até 2022!

Os analistas Michael J. Olson e Yung Kim da empresa ‘Piper Jaffray’, disseram o seguinte:

“Nós acreditamos que nos próximos anos, ~100% dos jogos vão ser digitais, e enquanto dizer uma data concreta é difícil, 2022 parece ser uma previsão realista”

Também mencionaram que eliminar os custos de distribuição será um óptima notícias para os estúdios, aumentando significativamente as margens de lucro!

No entanto, dizer que todos os jogos ficarão disponíveis em formato digital, não quer dizer que estejamos apenas a falar de downloads! Também estamos a falar do streaming de jogos! Que estes analistas prevêem ser uma realidade nos próximos 2 ou 3 anos.

Estas previsões são sem qualquer dúvida baseadas nas tendências actuais! No entanto é muito difícil imaginar um mundo onde os jogos físicos pura e simplesmente deixaram de existir.

Até porque num estudo de mercado recente, podemos ver que 66% dos jogadores de consola ainda preferem comprar a versão física do jogo! Devido à velocidade reduzida da Internet, para conseguirem vender o jogo no mercado de usados no futuro, ou apenas porque gostam de ter a cópia física completa com caixa e manual.

Em suma, não há qualquer dúvida que num futuro muito próximo, todos os jogos para todas as plataformas serão adquiridos digitalmente! Mas com a próxima geração de consolas ainda a incluir drives ópticas, 2022 parece uma previsão demasiado optimista.

Via

Leia também

Ou veja mais notícias de Jogos

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.