Como deve saber, a corrida ao silício mais avançado é uma das coisas mais críticas do mercado atual. É aqui que estão as verdadeiras melhorias no lado da performance e eficiência, e como tal, existe sempre uma pequena guerra para ver quem lá chega primeiro.
Porém, a verdade é que o desenvolvimento de novos chips está cada vez mais complexo, o que por sua vez também significa que os preços estão cada vez mais absurdos. A TSMC é um exemplo perfeito disso mesmo, que com o domínio do mercado, pode pedir o que quiser e bem entender.
Porém, as fabricantes de smartphones já começam a fazer má cara. O que é normal, visto que os aumentos de preço no lado da produção de chips resulta sempre num aumento de preço do produto final. Ou seja… Quem se lixa… É você.
Processo de 1.4nm da TSMC vai assustar até as maiores fabricantes!
Portanto, os 2nm ainda não são uma realidade no mercado, mas a indústria já começa a olhar para o processo de 1.4nm. É uma nova fase, mas, os custos estão a escalar a um ponto que até Apple, Qualcomm ou MediaTek podem ter de parar para pensar.
Ou seja, depois do processo de 2nm, que já custa 30 mil dólares por wafer, a TSMC está a preparar o salto para os 1.4nm, e os números são simplesmente absurdos! Estima-se que cada wafer possa custar 45 mil dólares.
É um luxo ao alcance de poucos?
Ou seja, este novo processo vai ser 50% mais caro que o atual de 2nm, o que torna claro que não será para qualquer cliente.
Sim, vale a pena salientar que a produção só deverá arrancar em 2028, e até lá muita coisa pode mudar. Ainda assim, o aviso já está dado. Preparem-se para abrir os cordões à bolsa ou fiquem para trás.
Apple à frente?
A Apple, apesar de ser muitas vezes criticada por adotar novas tecnologias mais tarde que a concorrência, é líder na adoção dos processos mais avançados da TSMC. Foi das primeiras a apostar no 3nm, vai usar o novo N3E no A19 e A19 Pro, e tudo indica que será também a primeira a garantir lugar na fila para os 2nm e 1.4nm.
MediaTek e Qualcomm também já estão com os olhos no futuro. Mas muito provavelmente um ano após as primeiras apostas da Apple neste novo mundo.
Os preços estão a ficar proibitivos?
O grande problema aqui é que os avanços estão a tornar-se proibitivos. A barreira dos 1.4nm, mesmo que tecnicamente possível, impõe uma realidade que não é nova, mas começa a ser inevitável. Só quem tiver poder financeiro a sério vai conseguir acompanhar o ritmo. O que claro está, pode mudar por completo o equilíbrio da indústria nos próximos anos.
Até quando é que estas empresas estão dispostas a pagar cada vez mais, apenas para ficarem “iguais” à concorrência? Será que o salto de performance e eficiência justifica o preço? Tudo perguntas importantes que precisam de resposta.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!