A fabricante Chinesa ZTE tem sofrido bastante depois da proibição de 7 anos de entrada no mercado Norte Americano.
O que aparente ser verdade, visto que a ZTE suspendeu toda a actividade enquanto tenta negociar a reversão da decisão com o governo americano.
A ZTE viu-se num belo caldo, quando os Estados Unidos decidiram castigar a empresa. Devido à venda indevida de itens à Coreia do Norte e Irão!
A empresa até chegou a um entendimento, ao pagar uma multa de 900 milhões de dólares no início deste processo! No entanto não seguiu as restantes instruções da sentença, porque deveria ter despedido 4 empregados seniores, e castigados outros 35 que estiveram envolvidos no processo.
O secretário do comércio Norte Americano, Wilbur Ross, diz:
“Em vez de reprimir o staff e gestores séniores, a ZTE premiou-os. Este é um comportamento que não pode ser ignorado!”
Devido a tudo isto, a empresa anunciou na passada quarta feira que “todas as operações em grandes escala foram suspensas”. As operações comerciais irão continuar, enquanto a empresa mantém dinheiro suficiente para se manter à tona, mas as suas margens de lucro irão com toda a certeza sofrer.
As consequências de tudo isto já começaram a afetar os empregados da empresa na fábrica de Shenzhen!
Aparte dos trabalhadores que estão em formação. A grande maioria do staff encontra-se nos dormitórios, caso a produção recomece novamente.
Parece que a ZTE tem alguma esperança, enquanto mantém as linhas de comunicação abertas com o governo americano. De modo a reverter a decisão, ou pelo menos, baixar a severidade do castigo.
No entanto, parece que dificilmente a empresa irá resistir a estes tempos conturbados. Até porque pelo menos um terço dos componentes usados pela empresa, têm origem nos Estados Unidos. Um pedaço significativo que é quase impossível de substituir num período de tempo razoável.