Inicio Especiais Zhaoxin x86: Abram alas aos processadores Chineses!

Zhaoxin x86: Abram alas aos processadores Chineses!

Não é segredo para ninguém que a China está a tentar ser um país 100% independente a nível tecnológico, por isso, investiu 29 mil milhões de dólares para levar a sua produção de micro-processadores a um nível completamente novo! Aliás, caso não saiba, o país tem planeado substituir toda a tecnologia estrangeira em uso nas suas instituições e infra-estruturas públicas, por soluções ‘Made in China’ até 2022.

Se não está a perceber o que queremos dizer, com esta aposta, estamos a falar da remoção de tudo o que é Intel, AMD, NVIDIA,  Samsung, Microsoft, etc… Das infra-estruturas do país. Por isso, é preciso criar processadores, chips de RAM, placas gráficas, entre muitas outras coisas. Assim, apesar de ainda faltar algum tempo até 2022, parece que já temos um processador Chinês capaz de provocar algum suor à Intel e AMD, o Zhaoxin x86!



Zhaoxin x86: Abram alas aos processadores Chineses!

processadores chineses

Portanto, o Zhaoxin KaiXian KX-U6780A não é algo que possa simplesmente comprar fora do território Chinês. Ainda assim, é um produto que nos mostra o potencial dos produtos ‘made in China’, apesar de ainda ainda não ser algo capaz de rivalizar com as grandes da indústria.

O que vamos aqui focar não é a performance atual… Mas sim o grau de evolução desta indústria Chinesa. Especialmente quando temos em conta, que é um CPU produzido por uma empresa que muito provavelmente nunca ouviu falar.

Pois bem, estamos a falar de um CPU de 8 núcleos, baseado na arquitetura LuJiaZui que nem sequer é a oferta mais rápida da Zhaoxin. Para ter noção de como é que esta empresa Chinesa chegou até aqui, estamos a falar de 9000 meses de trabalho da equipa de engenharia, graças a uma simulação que meteu 4000 núcleos contra vários tipos de software, um trabalho que precisou de 200 TB de dados.

Curiosamente, no passado, a Zhaoxin já afirmou que a performance deste processador é bastante similar ao Intel Core i5-7400 (Kaby Lake), originalmente lançado em 2017. Algo posteriormente (mais ou menos) confirmado por um benchmark, apesar do IPC parecer um pouco mais baixo

Entretanto, o KaiXian KX-U6780A voltou a aparecer na Internet, na base de dados do Geekbench, com a pontuação single-core de 363 pontos, e pontuação multi-core de 2091 (o i5-7400 consegue 884 e 2793, respectivamente).

Ou seja, tendo como base o processo de 16nm FinFET da TSMC, este CPU já consegue chegar aos 2.7 GHz, com um TDP de 70W. O que até é comparável ao TDP de 65W do i5-7400. No entanto, não conta com cache L3, sendo também ligeiramente menos eficiente.

Em suma, o processador Chinês ainda não chega aos calcanhares daquilo que a Intel lançou em 2017! No entanto… Mostra que a China está a evoluir a um ritmo alucinante! Ora veja a comparação do site Tom’s Hardware, que conseguiu meter as mãos num exemplar.

Antes de mais nada, temos de dizer que este processador ainda não conta com nenhuma das tecnologias ‘fixes’ da Intel e AMD, na forma de SMT/Hyper-Threading ou capacidades de ‘Boost’. Ou seja, temos 8 núcleos, 8 threads, e 2.7 GHz… Nada disto muda.

Além disto, temos 16 lanes PCIe 3.0 e ainda suporte a um máximo de 64GB de memória RAM DDR4-2666. Temos ainda um GPU com suporte a DirectX 11, OpenCL 1.1, etc… Mas que apresenta uma performance em jogo muito abaixo daquilo que a Intel oferece com o iGPU Intel HD 630 presente no i5-7400. (20FPS vs 120FPS no Dota 2)

Existem outros testes no artigo da Tom’s Hardware que pode ler aqui. Mas para finalizar tudo isto, a Zhaoxin ainda não está numa posição suficientemente forte para rivalizar com a AMD ou a Intel. Ainda assim, temos de salientar o rápido progresso da empresa Chinesa, que até já está a planear saltar para os 7nm ou 5nm em 2021, ao mesmo tempo que também irá apostar no PCIe 4.0 e RAM DDR5.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...

OnePlus 8T: leak revela o que não esperávamos neste smartphone

O leaskter Steve Hemmerstoff e o blog Pricebaba estão de volta e com grandes revelações. Na prática, falamos das especificações do OnePlus 8T, bem...

Galaxy S20 FE: leak revela o hands-on e todas as especificações!

As imagens do primeiro hands-on para o Samsung Galaxy S20 FE acabam de chegar à Internet e dão um olhar mais detalhado sobre tudo...