Zelda: Skyward Sword HD (Nintendo Switch): Um port de sucesso?

Zelda: Skyward Sword HD – Vamos voltar às origens caro leitor! Assim, antes de Gannondorf, antes da maldição que juntou para sempre os destinos do Herói, da Deusa e do Mal… Desde as origens da Master Sword e do reino de Hyrule, por muito complicada que seja a timeline de Legend of Zelda (talvez até a mais controversa), a verdade é que todas as histórias têm um inicio.

Dito isto, será que a Nintendo conseguiu trazer Skyward Sword para a Switch com sucesso e mostrar aos novos gamers como tudo começou? Vamos descobrir com esta análise.

Zelda: Skyward Sword HD – Port Report

Portanto, muito sinceramente, nunca tive muita esperança que Skyward Sword tivesse direito a um port para a Switch. Afinal, sendo um jogo lançado originalmente para a Wii, é compreensível ficar de pé atrás no que toca à adaptação dos controlos.

Afinal de contas, como qualquer jogo para a Switch, tem de existir sempre um esquema de controlos que permita jogar em modo handheld (visto ser o ponto forte da consola). Dito tudo isto, posso dizer que, apesar de demorar algum tempo a apanhar o jeito de alinhar os ataques com a espada através do analógico, temos aqui uma maneira muito inteligente de adaptar os motion control originais.

É que caso não se lembre, Skyward Sword ficou conhecido por não implementar o sistema de combate que até então era considerado standard para um 3D Zelda! Optando por usar os motion controls da Wii a 100%. Desta forma, certos inimigos apenas podem ser derrotados alinhando o comando da Wii e executando um ataque num ângulo específico, por exemplo.

No entanto, se preferir jogar Skyward Sword em modo Docked e quiser matar saudades das mecânicas originais do jogo, pode sempre retirar os Joy Cons e utilizá-los como se fossem o comando da Wii, fazendo uso pleno das mecânicas de combate originais e únicas, desenvolvidas para este jogo.

Falemos agora sobre a qualidade dos gráficos

Sendo um remaster e não um remake, o que pode esperar é apenas resoluções mais altas (720p Handheld e 1080p Docked) assim como texturas e modelos de personagens com maior fidelidade gráfica. Entretanto, a performance, como seria de esperar de um jogo first party da Nintendo, é super estável mesmo com bastante ação em simultâneo no ecrã.

Penso que seja importante voltar a frisar que isto se trata de um remaster. Como tal não esteja à espera de novos conteúdos ou de algo para além da experiência original com gráficos melhorados.

Conclusão

No que toca à qualidade deste port, posso dizer que estou completamente satisfeito. Tanto a nível dos controlos como dos melhoramentos gráficos, é um prazer voltar a viver esta história lendária numa consola moderna. No entanto, penso que cobrar full price pelos melhoramentos apresentados nesta versão é bastante puxado, porém isto é infelizmente um problema da Nintendo em geral.

Poderia ter sido uma oportunidade de utilizar a engine de BoTW para recontar a as origens deste franchise lendário. Mas isso seria pedir demasiado quando a Nintendo sabia perfeitamente que iria vender milhões de cópias nas mesma apenas com um remaster.

Em suma, recomendo vivamente esta versão HD a qualquer fã de Legend of Zelda. Deixando apenas o apelo de esperar por uma promoção! Vamos tentar fazer a Nintendo ver que não devem cobrar o mesmo por um jogo novo e um “simples” remaster.

mm
Gonçalo Henriques
Lembro-me de ser miúdo e passar os meus dias a jogar NES/PS1, acho que até aí já sabia que iria ser gamer para o resto da vida. Agora quero partilhar este meu interesse com todos os que estejam interessados em ouvir um geek a falar da sua paixão.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Netflix falhou redondamente com este novo filme! Já viu?

É inegável o facto de que a Netflix é um verdadeiro poço de sucessos em todo o mundo. Afinal e contas, existem séries e...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!