A China continua a mostrar que, quando quer, consegue pôr o resto do mundo a correr atrás. Aliás, começa a ser assim em muitos mercados, talvez até em demasiados. O mais recente exemplo é o Zeekr 9X, um SUV de luxo com mais de cinco metros, quase tão largo como um camião de estrada e um conjunto de baterias que deixaria alguns 100% elétricos corados de vergonha.
É muito interessante!
- LINK
Um gigante à moda chinesa?
Esqueça a expressão “à grande e à francesa”. Este Zeekr 9X muda o jogo, e começa a meter ainda mais as atenções em cima da gigante China.
Afinal, com 5,239 m de comprimento, 2,029 m de largura e 1,819 m de altura, e uma distância entre eixos de 3,169 m, estamos a falar de um colosso automóvel. O peso? Mais de três toneladas. É mesmo qualquer coisa.
As linhas quadradas lembram SUVs britânicos de luxo de antigamente, porém com um toque tecnológico e agressivo. Claro que, a grelha dianteira denuncia logo a presença de um motor de combustão, o que, neste caso, até faz sentido… Porque existe de facto uma motorização híbrida PHEV.
Potência a sério? Supercarro? Supergigante?
Debaixo do capot, há um motor 2.0 turbo de 275 cv fornecido pela Aurora Bay Technology, mas é na combinação com três motores elétricos que a magia acontece. Resultado? 1.381 cv de potência total.
Isto permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,1 segundos e atingir o máximo de 240 km/h (limitados). São números impressionantes.
A maior bateria alguma vez colocada num PHEV!
Este é o verdadeiro trunfo.
A Zeekr foi buscar à CATL um conjunto de baterias absolutamente fora da norma para um híbrido plug-in: 55,1 kWh na versão “normal” e uns absurdos 70 kWh na topo de gama. Para ter ideia, há muitos automóveis 100% elétricos com baterias mais pequenas.
Aliás, normalmente, um Plug-In moderno anda nos 20kWh, muitos deles bem menos que isso.
Dito isto, a maior bateria garante até 302 km de autonomia elétrica no ciclo chinês CLTC, o que na prática europeia (WLTP) deverá ficar perto dos 250 km.
Mercado e preço
O Zeekr 9X vai ter a sua primeira apresentação pública no Salão de Chengdu no final de agosto e chega ao mercado chinês ainda antes do final de 2025. Os preços deverão variar entre 85 mil e 200 mil euros, consoante a versão e o nível de equipamento.
Veredicto
O Zeekr 9X é um exemplo perfeito do que acontece quando um fabricante não se limita a seguir tendências, mas tenta redefini-las.
É enorme, luxuoso, rápido como um supercarro e, acima de tudo, redefine o que é possível num híbrido plug-in. Se a moda pega… O mercado muda!