Terça-feira, Agosto 12, 2025

Zeekr 9X: o híbrido plug-in que envergonha muitos elétricos

A China continua a mostrar que, quando quer, consegue pôr o resto do mundo a correr atrás. Aliás, começa a ser assim em muitos mercados, talvez até em demasiados. O mais recente exemplo é o Zeekr 9X, um SUV de luxo com mais de cinco metros, quase tão largo como um camião de estrada e um conjunto de baterias que deixaria alguns 100% elétricos corados de vergonha.

É muito interessante!

  • LINK

Um gigante à moda chinesa?

Esqueça a expressão “à grande e à francesa”. Este Zeekr 9X muda o jogo, e começa a meter ainda mais as atenções em cima da gigante China.

Afinal, com 5,239 m de comprimento, 2,029 m de largura e 1,819 m de altura, e uma distância entre eixos de 3,169 m, estamos a falar de um colosso automóvel. O peso? Mais de três toneladas. É mesmo qualquer coisa.

As linhas quadradas lembram SUVs britânicos de luxo de antigamente, porém com um toque tecnológico e agressivo. Claro que, a grelha dianteira denuncia logo a presença de um motor de combustão, o que, neste caso, até faz sentido… Porque existe de facto uma motorização híbrida PHEV.

- Advertisement -

Potência a sério? Supercarro? Supergigante?

Debaixo do capot, há um motor 2.0 turbo de 275 cv fornecido pela Aurora Bay Technology, mas é na combinação com três motores elétricos que a magia acontece. Resultado? 1.381 cv de potência total.

Isto permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,1 segundos e atingir o máximo de 240 km/h (limitados). São números impressionantes.

A maior bateria alguma vez colocada num PHEV!

Este é o verdadeiro trunfo.

A Zeekr foi buscar à CATL um conjunto de baterias absolutamente fora da norma para um híbrido plug-in: 55,1 kWh na versão “normal” e uns absurdos 70 kWh na topo de gama. Para ter ideia, há muitos automóveis 100% elétricos com baterias mais pequenas.

Aliás, normalmente, um Plug-In moderno anda nos 20kWh, muitos deles bem menos que isso.

Dito isto, a maior bateria garante até 302 km de autonomia elétrica no ciclo chinês CLTC, o que na prática europeia (WLTP) deverá ficar perto dos 250 km.

Mercado e preço

O Zeekr 9X vai ter a sua primeira apresentação pública no Salão de Chengdu no final de agosto e chega ao mercado chinês ainda antes do final de 2025. Os preços deverão variar entre 85 mil e 200 mil euros, consoante a versão e o nível de equipamento.

Veredicto

O Zeekr 9X é um exemplo perfeito do que acontece quando um fabricante não se limita a seguir tendências, mas tenta redefini-las.

É enorme, luxuoso, rápido como um supercarro e, acima de tudo, redefine o que é possível num híbrido plug-in. Se a moda pega… O mercado muda!

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também