Com o TikTok a dominar a Internet, as outras plataformas estão a fazer tudo o que podem para conseguirem dominar. O Instagram apostou no Reels e o YouTube no Shorts sendo que no que diz respeito a esta plataforma há mais novidades especialmente no que diz respeito à versão web e aos tablets.
YouTube Shorts está a expandir-se para a web e para os tablets
Dito isto, ao longo das “próximas semanas” o YouTube Shorts vai começar a aparecer tanto na versão web como nas aplicações do YouTube para tablets Android e iOS. Até agora, o YouTube Shorts só estava disponível em smartphones. A falta de suporte para tablets também significava que, em muitos casos, dispositivos dobráveis como a gama Galaxy Z Fold também não conseguiam aceder ao Shorts. Dito isto, o YouTube revela vamos ter direito a um separador na versão web e nos tablets à medida que a funcionalidade começar a chegar.
Curiosamente, a versão Shorts na web já parece estar amplamente disponível para muitos utilizadores. No entanto, os resultados podem variar, como acontece frequentemente com os lançamentos de funcionalidades da Google.
Entretanto do ponto de vista dos criadores, o YouTube Shorts também está a adicionar suporte para conteúdos de vídeos mais longos. Ou seja, os vídeos mais longos surgem em cliques que vão de um a cinco segundos nos shorts. Claro que os criadores podem optar por excluir os seus vídeos desta funcionalidade, no entanto não me parece que o façam. Isto porque é mais uma forma de alargarem o público.
Há mais uma novidade mas esta diz respeito ao YouTube, propriamente dito.
O YouTube começou a disponibilizar oficialmente o modo Picture-in-Picture na app (PiP) iOS em Junho do ano passado mas o processo tem sido relativamente lento. Isto menos para os utilizadores premium que tiveram direito a brinde. No entanto a fase de testes para esta função acabou. Tanto no caso do iPhone como no iPad.
YouTube acaba com função que ativa com rapidez o PIP no iOS
De facto a experiência Picture-in-Picture no iOS de Agosto desapareceu da localização habitual youtube.com/new. Entretanto a Google notificou as pessoas enviando uma mensagem a função que está a tentar utilizar foi desativada. Isto tanto no computador como nos dispositivos móveis.
Ainda assim o modo PiP do YouTube continua a funcionar para os utilizadores do iPhone e iPad que já o tinham ativado. Isto para quem tem o YouTube Premium. Quem não o tem, ou tem mas ainda não tinha ativado esta função, não lhe vai conseguir deitar a mão.
Seja como for este lançamento deve estar para breve.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!