Antes do YouTube lançar algumas funcionalidades, normalmente testa-as com um pequeno grupo de utilizadores. Ora para isto as pessoas são escolhidas aleatoriamente. Por exemplo, novidades como Explorar, a nova secção de comentários para dispositivos móveis ou os capítulos de vídeo, surgiram em primeiro lugar nas experiências do YouTube. Mas só depois chegaram a todos. Agora esta questão das experiências vai mudar no YouTube Premium.
YouTube Premium: se não assinar acabaram as experiências!
A partir deste mês, ao que parece, a Google mudou isto de forma silenciosa. Agora, se não for assinante do YouTube Premium não terá novidades!
Na página experimental do YouTube podemos ler o seguinte. “Por um tempo limitado, os elementos Premium podem experimentar as novas funcionalidades em que estamos a trabalhar. Partilhe a sua opinião para nos ajudar a construir um YouTube melhor”, diz agora a página experimental do YouTube. Ou seja, já não pode participar nas experiências se não tiver uma conta Premium.
Neste momento, ainda não se sabe o que levou o YouTube a limitar os testes a assinantes Premium. Talvez o gigante dos motores de busca considere que os assinantes Premium estão mais comprometidos. Como tal, talvez possam fornecer um feedback mais útil. De certeza que não fizeram isto a pensar que teriam mais assinantes.
Assim, a Google está a testar três novas funcionalidades. A primeira é logo a pesquisa por voz no PC. Neste momento, isto está limitado aos dispositivos móveis. Assim é bom ver a Google a implementar esta novidade nos PCs e nos Macs. Entretanto teremos também uma novidade exclusiva para o iOS que é a capacidade de assistir a um vídeo na sua totalidade no ecrã inicial do YouTube. Finalmente, o Google está a testar o suporte para idiomas adicionais em tópicos filtrados.
Entretanto ainda não sabe quando é que estas novidades vão estar disponíveis a nível global. No entanto, não deverá levar muito tempo.