Vários criadores têm notado uma quebra acentuada nas visualizações dos seus vídeos desde meados de agosto. Estamos a falar de nomes gigantescos, especialmente no lado da tecnologia, como é o caso de Linus Tech Tips.
Para ter noção, em alguns casos, falamos de quedas de quase 50% nos acessos via computador, enquanto em televisões, tablets e smartphones tudo se mantém estável. A explicação pode estar na nova guerra do YouTube contra os ad blockers.
O que diz o YouTube?
A plataforma reconheceu que extensões como ad blockers podem afetar a contagem de visualizações. Na prática, se grande parte do público de um canal usa bloqueadores de anúncios, é provável que os números apareçam mais baixos do que realmente são.
Nas palavras da própria empresa: “ad blockers e outras extensões podem impactar a precisão da contagem de visualizações. Canais com uma maior proporção de utilizadores que usam essas ferramentas podem ver mais flutuações no tráfego.”
Outras explicações apontadas
O YouTube também sugeriu fatores adicionais:
- Hábitos sazonais de consumo – no verão, por exemplo, há sempre menos gente colada ao ecrã.
- Concorrência na plataforma – mais vídeos a disputar a atenção do público.
- Vídeos virais a regressar ao normal – alguns criadores tiveram picos enormes de visualizações e agora enfrentam a tal “correção”.
Importa sublinhar que o Restricted Mode não está relacionado com estas quebras. Esta funcionalidade existe desde 2010, não sofreu alterações recentes e representa apenas uma pequena fração das visualizações diárias.
Menos views… mas não menos dinheiro?
Curiosamente, apesar da quebra nas visualizações, alguns canais como o Linus Tech Tips referem que o valor gerado por anúncios não caiu. Ou seja, a métrica pode estar a ser ajustada, mas o negócio continua a funcionar.
Seja coincidência ou não, o recado fica! O YouTube parece estar cada vez mais determinado a travar os ad blockers. Por isso, quem vive da plataforma pode acabar a sentir isso tanto nos números… como na relação com a sua audiência.
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