Como deve saber, a guerra aos bloqueadores de anúncios já começou, e só vai aumentar de nível. Por isso, o YouTube deu mais um passo na sua guerra contra bloqueadores de anúncios. Desta vez, o alvo é o Adblock Plus, uma das extensões mais populares para este fim.
Vários utilizadores já reportam que, no Google Chrome, o site simplesmente não carrega quando a extensão está ativa.
YouTube começou a bloquear utilizadores com Adblock Plus
Por enquanto, parece ser algo limitado ao Chrome, pelo que o Adblock Plus ainda poderá funcionar noutros browsers. Mas, como já vimos em outras medidas da Google, é provável que esta limitação se expanda.
No Reddit, já circulam relatos e até sugestões de bloqueadores alternativos para continuar a ver vídeos sem anúncios. Mas, esta é uma guerra muito complicada de ganhar. É uma corrida entre um Gato e um Rato. O problema é que isto não é o Tom and Jerry, o gato costuma ganhar.
O braço de ferro com os bloqueadores
A Google tem vindo a apertar o cerco há anos. Mas as coisas têm apertado muito mais ao longo de 2024 e 2025.
O YouTube é uma máquina de gerar receitas através de anúncios, e os criadores de conteúdo dependem diretamente disso para manter o trabalho. Por outro lado, muitos utilizadores queixam-se do excesso de publicidade, e não é difícil perceber porquê, especialmente quando já vimos casos de anúncios não “skipáveis” com mais de uma hora.
E agora?
Se usas o Adblock Plus no Chrome, prepare-se para procurar alternativas. Há outras extensões que ainda contornam esta limitação, mas a opção mais “à prova de bala” continua a ser o YouTube Premium. Sim, tens de pagar todos os meses, e de facto é caro. Mas… Além de remover anúncios, inclui downloads offline, acesso ao YouTube Music e melhor qualidade de vídeo.