Inicio Hardware XMP e Overclock anula a garantia!? Intel já respondeu à polémica

XMP e Overclock anula a garantia!? Intel já respondeu à polémica

XMP e Overclock anula a garantia!? Intel já respondeu à polémica – Nos últimos dias, muitas têm sido as críticas direcionadas à empresa, devido ao facto de terem negado um RMA feito pelo staff do site ChipArt.

Dito isto, se por acaso não sabe o que se passou, um Intel Core i3-8100 deixou de funcionar, e segundo o site, a sua garantia foi recusada devido ao uso do perfil XMP da memória RAM. Ora leia:

“A memória suportada é DDR4-2400, no entanto, a memória utilizada é DDR4-2666, o que por sua vez forçou o controlador de memória dentro do processador. Exatamente o mesmo que fazer overclock, o que lamentavelmente invalida a garantia do processador.”

WTF!? A ativação do perfil XMP da memória RAM, ou Overclock no processador, ‘mata’ a garantia de fábrica!?

i9-10900

Portanto, se não sabe o que é o perfil XMP, é basicamente o overclock de fábrica que as as marcas implementam nos seus kits de memória RAM.

Ou seja, na verdade, não existem kits de memória com frequências base de 3000MHz ou 3600MHz. Toda a memória RAM tem a frequência base máxima de 2400MHz! (A maioria até chega às nossas mãos a 2133MHz)

Assim, o perfil XMP (ou DCOP no caso da AMD) é basicamente o que as fabricantes usam para elevar esta frequência, ao mesmo tempo que utilizam chips de maior qualidade para atingir estas velocidades. Mas pelos vistos, estas memórias que foram certificadas para funcionar a estas frequências, podem violar a garantia de fábrica da Intel.

Dito tudo isto, neste caso específico, ao utilizar memória a 2666MHz, o computador estava no fundo fora da especificação da Intel para o Core i3-8100 (como podemos ver no site da Intel). Por isso, a garantia ficou invalidada.

Escusado será dizer que este caso levantou muita controvérsia, e até criou alguns danos à já fragilizada imagem da Intel no mercado de processadores. Afinal de contas, a empresa valida as memórias com o seu Intel Extreme Memory Profile (XMP). No site da AMD também podemos ver coisas bem similares, contudo, segundo o que sabemos a empresa ainda não aplica estas políticas.



Mas vamos perceber o que Intel teve a dizer sobre todo este assunto.

“Em resposta às preocupações recentes, é verdade que vários sistemas (como desktops e notebooks) podem ser personalizados pelos fabricantes de PCs (OEM). Ou pelos clientes e configurados com módulos de memória que suportam frequências excedendo a especificada para o processador. A capacidade de frequência do módulo de memória mais alta, por si só, não anula a garantia da Intel. A menos que o sistema esteja configurado para trabalhar numa frequência de memória mais alta do que a especificação do processador Intel em questão.

Nossas informações sobre a garantia de produtos estão documentadas e disponíveis no nosso site. Assim, quando um sistema é configurado para alterar a frequência de memória padrão do processador via Intel® Extreme Memory Profile (XMP). Ou por qualquer outro meio, a garantia deixa de ser válida conforme declarado historicamente na nossa garantia do processador e na documentação XMP.

Para os clientes que desejam fazer overclocking, a Intel oferece o plano opcional Intel® Performance Tuning Protection Plan para determinadas SKUs. Que por sua vez cobre o processador em caso de falha por OC, e deve ser adquirido separadamente. Para mais informações, incluindo a lista de SKUs elegíveis e termos e condições desse plano, visite https://click.intel.com/tuningplan/.”

Em suma, a Intel confirma que a garantia fica anulada em vários modelos de processadores que comercializa. Aliás, a marca até diz que o próprio overclock ao CPU pode anular a garantia, a não ser que este esteja incluido na lista mencionada em cima.

Contudo, a verdade é que até este caso rebentar na Internet, não existiam quaisquer relatos de RMAs recusados pela Intel ou AMD. Ou seja, podemos estar a olhar para um caso isolado. Vamos esperar por mais novidades neste processo.


XMP e Overclock anula a garantia!? Intel já respondeu à polémica – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

(Black Friday) Software a um super preço! (Windows, Office, jogos)

Compre o Windows 10 Pro a um super preço! - Num mundo cada vez mais digital, é sempre importante ter em conta as ofertas...

Red Dead Redemption Online vai custar 20€ e pesar 123GB

Parece que a Rockstar Games vai pegar naquilo que anunciou para GTA Online e replicar em Red Dead Redemption Online. Ou seja, a componente...

Quer uma PlayStation 5 no Natal? A Sony já prometeu mais stock!

A Sony PlayStation 5 esgotou em todo o mundo de uma maneira que já era esperada por muitos, mas que ainda foi simplesmente impressionante....

(Leak) Quanto custa a proteção DRM (Denuvo) nos jogos atuais?

A pirataria é assunto sério no mundo dos videojogos, mas verdade seja dita, já foi bem mais sério! Afinal de contas, hoje em dia,...

CPU ou memória RAM? O que tem mais impacto num computador?

CPU ou memória RAM? O que tem mais impacto num computador? - Um utilizador da página da Leak, decidiu fazer algumas perguntas simples acerca...