A Xiaomi voltou a bater primeiro no que toca a tecnologia com algum impacto no nosso dia-a-dia. Assim, depois de ter sido a primeira marca Android a suportar a rede 5G SA em Portugal, agora torna-se também na primeira a trazer chamadas com tecnologia VoNR (Voice over New Radio) para o nosso mercado.
Por enquanto, a tecnologia entra no território em parceria com a NOS, o que significa que os clientes da operadora com um Xiaomi recente já podem tirar partido desta novidade.
Para quando Vodafone, MEO e DIGI? Ainda não sabemos, mas alguém tem de ser sempre o primeiro, não é verdade?
Chamadas realmente 5G?
A VoNR é, na prática, a “voz sobre 5G puro”, sem ter de recorrer à rede 4G para completar chamadas como acontece atualmente.
Isto traduz-se em chamadas com qualidade de som muito superior, graças ao HD Voice+ Full Band, tempos de ligação quase instantâneos, e a possibilidade de usar aplicações pesadas durante a chamada. Algo que ainda irrita alguns utilizadores, que ficam sem dados em chamada.
Ou seja, finalmente uma experiência de chamada à altura do que esperamos de um smartphone topo de gama em 2025.
Menos bateria gasta e internet sempre no máximo
Outro benefício direto é a gestão de energia. Como a tecnologia é nativa da rede 5G SA, o sistema está mais otimizado e consome menos energia do que andar a saltar entre redes. Resultado? Chamadas mais longas, com menos impacto na autonomia.
Xiaomi 15 e 14T Pro são os primeiros, mas há mais a caminho
Os primeiros smartphones a receber esta funcionalidade são o Xiaomi 15 (a partir de 10 de julho) e o Xiaomi 14T Pro (a partir de 17 de julho), sempre com tarifário da NOS compatível. Outros modelos Xiaomi irão seguir o mesmo caminho em breve.