A Xiaomi está numa fase crucial, onde quer crescer, conquistar terreno na Europa e desafiar de frente a Apple e a Samsung. Mas há um problema que salta cada vez mais à vista. Estamos a falar da fragmentação absurda das suas marcas.
Hoje temos Xiaomi, REDMI, POCO e, mais recentemente, a Mijia para eletrodomésticos. Dito isto, apesar de cada uma destas linhas ter uma “personalidade” própria, a verdade é que o resultado é confuso para o consumidor.
Não podia ser tudo Xiaomi?
Demasiadas marcas = demasiada confusão!
A POCO quer ser jovem, irreverente e mais focada no online. A REDMI vive do argumento qualidade-preço. A Xiaomi fica com o estatuto de topo de gama, aquele território premium que compete com os melhores.
Agora temos a Mijia a entrar em cena, ainda sem qualquer ideia clara sobre se vai posicionar-se no barato, no assim-assim, ou no premium.
Talvez mais grave que tudo isto, é o facto de alguns produtos acabarem por tocar em gamas acima ou abaixo, criando redundâncias e tirando clareza ao portefólio.
Um POCO pode competir com um REDMI, e por vezes, é possível encontrar um REDMI ao preço de um Xiaomi. É estranho!
TVs, carros e eletrodomésticos: sempre Xiaomi!
O mais curioso é que, noutros setores, não há esta fragmentação. As TVs são sempre Xiaomi, e o carro elétrico é Xiaomi. Muitos dos produtos para a casa já no nosso mercado, são também Xiaomi.
Então porque é que nos smartphones e nos gadgets móveis a estratégia precisa de três marcas diferentes?
Não faria mais sentido simplificar?
Num mercado já saturado e competitivo, talvez a melhor jogada fosse reduzir ruído. Menos nomes, menos linhas e mais consistência. Tudo sob a insígnia Xiaomi, mas com gamas claras e bem definidas. Era meio caminho andado para a Xiaomi dar um salto a sério. Especialmente agora que o Xiaomi 17 está prestes a partir TUDO.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!