Caso não saiba, a Xiaomi continua a apostar no segmento das smartbands, e como tal, a nova Smart Band 10 já foi oficialmente pela fabricante Chinesa. Esta pulseira desportiva, que já foi a rainha indiscutível da relação qualidade/preço dentro deste espaço, traz agora um ecrã maior, mais brilho e sensores mais precisos.
Mas, num mundo em que o smartwatch está muito mais acessível será que ainda vale a pena?
Ecrã maior, mais suave e com muito brilho!
Para começar, comecemos pelo que salta logo à vista. O novo ecrã AMOLED de 1,72 polegadas. O ecrã é maior, porém, é uma subida modesta face à geração anterior. Ainda assim, vem acompanhada por uma taxa de atualização de 60 Hz, algo raro neste tipo de dispositivos.
O brilho também foi reforçado, atingindo os 1500 nits, o que garante boa visibilidade mesmo ao sol.
Mais sensores, mais modalidades, mais precisão!
A Xiaomi apostou num novo sensor de 9 eixos, prometendo medições mais fiáveis tanto em desporto como também no lado da saúde. Continuamos a ter suporte para mais de 150 modalidades, com deteção automática do estilo de natação.
Como sempre, tens monitorização de ritmo cardíaco, SpO2, stress e sono, agora com algoritmos melhorados e recomendações personalizadas.
Bateria continua a ser um trunfo
Nada muda na autonomia! Os 233 mAh prometem até 21 dias de uso moderado, 9 dias com o ecrã sempre ligado ou 8 dias de uso mais intenso.
A gestão energética continua a ser um dos pontos fortes desta linha. O que é normal, pois o sistema operativo é de facto muito simples.
HyperOS e ligação ao ecossistema
Graças ao novo HyperOS 2, a Smart Band 10 consegue ligar-se melhor ao ecossistema da Xiaomi. Isso significa que podes controlar o teu smartphone, auriculares ou tablet diretamente a partir da pulseira.
Uma boa melhoria, mas que obriga a que tenha mais aparelhos do ecossistema Xiaomi.
Design e preços
Chega em quatro cores, preto, branco, verde e rosa, bem como uma versão especial em cerâmica, que será disponibilizada globalmente pela primeira vez. O preço para a Europa deverá rondar os 49,99 €, mantendo a aposta na acessibilidade.
Mas será que ainda faz sentido?
Apesar de todas as melhorias, as smartbands estão em declínio. Os smartwatches deixaram de ser um luxo, e como tal, com cada vez mais modelos acessíveis, promoções frequentes e opções em segunda mão, já é possível comprar um relógio inteligente completo por pouco mais do que custa esta pulseira.
A Smart Band 10 é sólida, competente e continua a ser uma boa escolha para quem quer simplicidade e autonomia. Mas a verdade é que a magia das smartbands está a esgotar-se.
O mercado mudou e, para muitos utilizadores, a escolha lógica em 2025 já passa por um smartwatch a sério. Sendo exatamente por isso que temos cada vez mais marcas a apostar em wearables de qualidade.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!