Inicio Android Xiaomi: lançada primeira ROM personalizada do Android 11!

Xiaomi: lançada primeira ROM personalizada do Android 11!

Passaram poucos dias desde que a Google lançou a atualização estável do Android 11 para os smartphones Pixel. Entretanto também disponibilizou o código-fonte. Numa velocidade relâmpago um elemento do XDA já preparou a primeira ROM personalizada do Android 11 para os smartphones Xiaomi Mi 9T Pro ou Redmi K20 Pro.

Xiaomi: lançada primeira ROM personalizada do Android 11!

A ROM está praticamente funcional. Ou seja é possível utilizar as funcionalidades básicas. São elas o Wi-Fi, Bluetooth, câmara (foto e vídeo), áudio, sensores, LED, GNSS e, o mais importante, RIL (para chamadas, SMS, dados, VoLTE). O único problema é que o SELinux está definido como permissivo. Ora isto pode ter sérias implicações de segurança. Esta compilação não se destina assim ao uso diário, mas só por isto. Claro que para além disso poderá haver também alguns bugs que não foram descobertos pelo programador.

Xiaomi Android 11 ROM

Desde que a Google anunciou o Project Treble juntamente com o Android 8.0 Oreo, que este sistema operativo se tornou cada vez mais modularizado. É por esse motivo que se torna simples correr o Android 11 na maioria dos dispositivos Qualcomm Snapdragon que foram lançados com Android 9 Pie ou Android 10. Isto desde que sejam feitas algumas alterações.

Xiaomi Android 11 ROM

Graças ao Treble, temos agora dispositivos que podem correr construções quase totalmente funcionais com base na versão mais recente do Android. Isto apenas alguns dias após seu lançamento.

Xiaomi Android 11 ROM

Dito isto, se estiver interessado em utilizar esta ROM personalizada do Android 11 para o Redmi K20 Pro / Mi 9T Pro, encontra o link e as instruções aqui.

A grande prioridade da Google com o Android 11 é ajudar as pessoas a manterem o contacto com amigos e família.

Isto significa manter as suas notificações organizadas. Tudo num novo local dentro do separador de notificações. Importa também disponibilizar conversas em balão para manter as conversas importantes em destaque.

No entanto, a Google também adicionou novas funcionalidades que tornam o Android mais fácil de usar e mais eficiente. Temos por exemplo um gravador de ecrã nativo, controlos de multimédia mais acessíveis e uma forma mais eficiente de controlar os seus dispositivos domésticos inteligentes diretamente do menu de energia. Pode ler tudo sobre as novidades aqui e aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

MIUI 13: veja os smartphones Xiaomi que o vão receber!

Sempre que se fala de uma nova versão do MIUI, a Internet começa logo a ferver. Isto não é de estranhar. É que todos...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...

Motorola junta-se à Montblanc para um Razr 5G especial!

O Motorola Razr 5G foi anunciado na China há algumas semanas e no primeiro dia de venda esgotou em apenas dois minutos. Agora, a...

(Especial) Quanto custa um PC ao nível da PlayStation 5?

Quanto custa um PC ao nível da PlayStation 5? - A grande vantagem do mundo das consolas passa pelo facto de serem mais simples,...

La Casa de Papel: Casal da série está num impasse!

La Casa de Papel é sem dúvida nenhuma uma das séries que mais sucesso teve nos últimos anos, e que mais água na boca...