Mercado treme: Xiaomi prepara processador para smartphones!

A Apple, a Samsung e a HUAWEI são os únicos fabricantes de smartphones que oferecem atualmente processadores totalmente personalizados. Já a Google disponibiliza chips Tensor semi-personalizados em parceria com a Samsung. Entretanto já tínhamos ouvido falar que a Xiaomi poderia juntar-se a este clube com um novo processador para smartphones, e parece que chegaram as primeiras informações à Internet.

Mercado treme: Xiaomi prepara processador para smartphones!

O conhecido informador Yogesh Brar publicou algumas informações sobre o novo processador para smartphones da Xiaomi. Para começar, acredita-se que o chipset é baseado no processo de 4nm de segunda geração da TSMC (N4P) e tem números de desempenho semelhantes aos do Snapdragon 8 Gen 1 de 2022. Isto significa que este processador está muito atrás dos chips atuais em termos de potência. Isto sem falar nos modelos de próxima geração.

Entretanto o “leakster” também alega que a fabricante chinesa de chips Unisoc fornece o modem 5G e que o chipset será revelado no primeiro semestre de 2025.

Xiaomi processador para smartphones

Seja como for tem de se começar por algum lado e esta entrada da Xiaomi no mercado de processadores para smartphones pode assustar a Samsung e o seu negócio Exynos.

Esta não é a primeira vez que ouvimos falar da Xiaomi a trabalhar potencialmente num novo chip para smartphones. O CEO da MediaTek, Rick Tsai, sugeriu um projeto de chipset Xiaomi personalizado em janeiro de 2024.

Também não seria o primeiro processador de smartphones personalizado da Xiaomi. A empresa lançou o chip Surge S1 em 2017, alimentando o smartphone Mi 5C. Para além disso pensou em lançar outro, mas abandonou seus esforços de chipset personalizado antes que pudesse ser formalmente anunciado. Desde então, a empresa passou a desenvolver chips menores focados na gestão de energia/bateria, carregamento e imagem. Estes chips encontram-se nos seus mais recentes smartphones Android topo de gama.

O processador pode chegar numa boa altura

Poder-se-ia argumentar que nunca houve melhor altura para um chipset Xiaomi personalizado. As relações tensas entre a China e os EUA levaram à imposição de sanções a várias empresas tecnológicas chinesas. Por isso, uma reserva de chips internos pode ajudar se a Xiaomi perder o acesso a fornecedores como a Qualcomm e a MediaTek. Na verdade, os EUA barraram brevemente os investimentos dos EUA na Xiaomi em 2021, antes que a fabricante de smartphones ganhasse uma batalha judicial para reverter a medida.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Lê também

Galaxy S26 com Exynos 2600? Só na Coreia! Coisa estranha…

A Samsung confirmou recentemente o seu novo processador topo...

A tua encomenda da Amazon está perdida na Paack? O que deves fazer

Compras na Amazon.es a 21 de novembro, entrega prevista...

IPTV Pirata cortada? Sem problema… Já tinham outra!

Caso não saibas, a Operação 404 derrubou mais de...

Carregar carros elétricos na rua é… Um autêntico roubo!

Como já dissemos várias vezes ao longo deste ano,...

Google Fotos ou iCloud no iPhone. Quem ganha?

Se tens um iPhone, há uma decisão que eventualmente...