Xiaomi prepara mega-carregador de 120W. Mas vale a pena?

A gigante chinesa Xiaomi não para de inovar nas mais variadas áreas. Embora ande a concentrar muitos esforços no desenvolvimento das câmaras, também tem mostrado muita preocupação com outros elementos dos smartphones como é o caso da bateria. A autonomia é sem dúvida algo muito importante e com os novos chipsets, câmaras e muito mais é preciso muita energia para manter tudo a funcionar. É por esse motivo que baterias de 3000 mAh já não são suficientes. Para que tudo funcione bem uma bateria decente deve ter pelo menos 4000 mAh. Mas e onde entram os 120W da Xiaomi?

Xiaomi prepara mega-carregador de 120W. Mas vale a pena?

Xiaomi 120W

Ora com maiores baterias justificam-se velocidades de carregamento mais rápidas. Se no passado 18W chegavam agora é necessária mais velocidade. Senão, para carregarmos uma bateria de 5000 mAh temos de perder realmente muito tempo. Ora depois dos equipamentos que suportam carregamento de 65W, estão a caminho os carregadores da Xiaomi com 120W.

Xiaomi 120W

Isto foi demonstrado por um vídeo que chegou à Internet. Mostra um carregador relativamente grande, onde não é possível percebermos ao certo se tudo está realmente correto. Digo isto, porque a etiqueta do carregador não tem muita visibilidade. Ainda assim de acordo com as capturas de ecrã, o suposto carregador rápido da Xiaomi de 120W suporta 20V/6A MAX e também 20V/5A MAX, 11V/6A MAX, entre outros.

Embora não haja confirmação oficial para este produto, este vídeo não é a única fonte de informação acerca do carregador rápido Xiaomi de 120W. De acordo com o leakster Digital Chat Station, este dispositivo realmente suporta uma saída máxima de 120W. Na seção de comentários, ele também insinuou que na prática a velocidade de carregamento se deve situar nos 100W.

Xiaomi 120W

Uma carga rápida que varia entre 30W e 50W é mais que suficiente para a maioria dos utilizadores, especialmente quando analisamos as capacidades da bateria dos smartphones. Ter 100W disponíveis é muito interessante quando se trata de carregar uma bateria de 70.000 ou 100.000 mAh, mas não é tão interessante para baterias de 4.000 ou 5.000 mAh.

Há alguns meses, a Xiaomi confirmou que seu sistema de carregamento de 100W ainda não estava pronto. Para além disso, explicou que a velocidade de carregamento degrada bastante as células da bateria que está a ser carregada. De acordo com a Xiaomi, este tipo de carga diminui a capacidade da bateria em até 20%. Portanto, para ter 4.000 mAh, deveria ter uma bateria de 5.000 mAh. No caso de uma bateria de 4.000 mAh, a capacidade real é diminuída para 3.200 mAh.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também