Caso não tenha reparado, como tantas outras grandes empresas, a Xiaomi divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2025 e, entre os números apresentados, há um que saltou à vista. Ou seja, a marca está a perder 900 dólares (~800€) por cada carro elétrico que vende.
No entanto, quem conhece a indústria sabe que isto até é uma melhoria gigante face ao que se passou em 2024.
Aliás, no ano passado, cada unidade vendida representava um rombo de 6250 dólares nas contas da empresa. Por isso, apesar do facto de perder dinheiro não ser obviamente positivo, ter baixado o salto para “apenas” 900 dólares por veículo é uma boa notícia. Ou até poderemos dizer, um sinal de que as coisas estão a ir pelo caminho certo.
Vender muito, perder pouco?
A Xiaomi já entregou mais de 258 mil unidades do SU7 desde o seu lançamento em março de 2024. De facto, só nos primeiros três meses de 2025 foram 75.869 carros entregues.
Tudo isto resultou em 2,51 mil milhões de dólares em receitas diretas da venda de automóveis, mais uns trocos vindos de serviços relacionados.
O prejuízo operacional da divisão automóvel foi de 70 milhões de dólares. Parece muito? Talvez. Mas quando comparado com os 862 milhões perdidos em 2024, nota-se bem que a estratégia está a funcionar.
Aposta a longo prazo!
Segundo Lu Weibing, presidente da Xiaomi, esta fase de perdas é normal e é até esperada.
A marca ainda está a construir fábricas, a investir em tecnologias novas e, claro, a tentar ganhar escala para tornar o negócio (mais) sustentável. A ideia é clara! Vender muito agora, perder o mínimo possível, e colher os frutos daqui a uns anos.
Depois de tudo montado, o custo de produção por unidade vai ser muito mais baixo.Aliás, a Xiaomi já apostou no SU7 Ultra que tem outras margens, bem como num YU7 que é ligeiramente mais caro, para começar a inverter a tendência de perda.
Conclusão: perder dinheiro… com inteligência!
A Xiaomi está a jogar o jogo a longo prazo. Tal como seria de esperar.
Perder dinheiro agora para ganhar mercado, ganhar nome e, mais tarde, ganhar lucros.
Aliás, esta foi a estratégia que deu grandes resultados dentro do mundo mobile. É uma jogada arriscada, mas bem pensada.
Agora resta esperar pela chegada da Xiaomi em Portugal!