Xiaomi oferece mais memória RAM! Mas não oferece mais RAM

Alguma vez viu aqueles anúncios a gozar “faça já download de mais memória RAM!” Pois bem, a Xiaomi arranjou mesmo maneira de ‘inventar’ memória RAM nos seus novos smartphones. Bem… Mais ou menos. Na verdade, é uma funcionalidade bastante antiga, que por acaso até podemos encontrar no sistema operativo Windows 10.

Mas vamos por partes.



Xiaomi oferece mais memória RAM! Mas não oferece mais RAM

xiaomi memória RAM

Portanto, foi recentemente encontrado código bastante interessante no MIUI 12, que com o nome ‘Memory Extension‘, é aparentemente uma funcionalidade capaz de aumentar a quantidade de memória RAM de qualquer aparelho em 3GB.

A ideia aqui é aumentar as capacidade multitasking de todos os aparelhos compatíveis. Afinal de contas, com mais RAM, é possível ter mais aplicações abertas ao mesmo tempo. Mas como é que a Xiaomi é capaz de aumentar a memória RAM de forma dinâmica? É muito simples, vai buscar memória ao armazenamento UFS do aparelho.

E claro, quanto mais rápido for este armazenamento, melhor vai ser o seu desempenho como ‘memória virtual’. Por isso, é muito provável que seja uma funcionalidade reservada aos aparelhos da gama mais alta da fabricante Chinesa.

Isto já existe no Windows 10? Sim! É preciso ter em conta que num sistema moderno, a memória de um sistema é quase sempre um recurso escasso, e por isso, valioso!

Apesar de muita coisa ter mudado nos últimos anos, a verdade é que a memória RAM ainda é um recurso muito valioso, e por vezes, muito raro. Além dessa situação, alguns programas podem precisar de mais memória do que aquilo que o SO estava à espera. Por isso, temos o sistema de ‘Pages’! Que basicamente é uma parceria entre a memória (RAM) e o armazenamento (SSD ou HDD) num PC.

Ou seja, o Sistema Operativo vai sempre jogar pelo seguro, ao reservar grandes pedaços de memória, de seu nome ‘Pages‘. A ideia aqui é simples, é evitar que os programas fiquem sem memória no sistema. Por isso, parte do armazenamento é utilizado para guardar estas mesmas ‘pages‘, quando não necessárias pelos programas em execução.

Assim, com um aumento de velocidade no armazenamento, o tempo de troca de pages entre a memória RAM e armazenamento também fica mais curto, o que claro está, resulta numa melhoria dramática de performance em todas as situações de utilização.

Leia mais sobre tudo isto aqui.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

iPhone 13 Pro Max vs Galaxy S22 Ultra: quem resiste mais?

O lançamento de novos smartphones significa novos testes. Enquanto alguns são mais calmos e limitam-se ao normal, outros são mais perigosos. Pelo menos para...

Especial – O que é uma TV Box? É uma porta aberta para o IPTV!

É muito provável que já tenha ouvido falar de aparelhos denominados de TV Box, Box Android, ou Smart Box, por essas Internets fora. Pois...

Windows 10: atenção desative agora mesmo estas opções!

É verdade que o Windows 11 está quase a chegar. No entanto ainda há muitas pessoas que estão a utilizar o Windows 10 e...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!