Xiaomi Mi 11 Lite 5G: poderoso mas o mais fino e leve da Xiaomi!

A Xiaomi está feita a rainha dos teasers a julgar pelas muitas informações que têm chegado nos últimos dias à Internet, sobretudo acerca do Xiaomi Mi 11 Ultra. No entanto, há mais equipamentos a merecerem a atenção por parte deste fabricante. Agora eis que foi a vez do Xiaomi Mi 11 Lite 5G ter direito a um teaser dedicado. Nele podemos ver duas características deste modelo. Um corpo fino e a presença de um chipset Qualcomm Snapdragon 780G. Mas há muito mais pontos de interesse.

Xiaomi Mi 11 Lite 5G: poderoso mas o mais fino e leve da Xiaomi!

O chipset embora não seja o Snapdragon 888 que é o topo de gama, é também ele um processador muito bem. Isto porque utiliza igualmente o mesmo processo de fabrico de 5nm. Para além disso temos o mesmo esquema 1+3+4. O CPU está dividido em três clusters. Um tem um alto-desempenho. Temos outros três também rápidos como o v principal mas funcionam a uma velocidade menor. Depois temos outros quatro que são mais eficientes a nível energético. Talvez a maior diferença para o Snapdragon 888 seja a falta de um núcleo Cortex-X1 como refere o site GizChina.

Mi 11 Lite 5G

A escolha do chipset para este smartphone foi só uma questão de preço?

Sim, mas não tanto o preço do chipset mas do sistema de arrefecimento que teria de ser implementado para se aguentar este processador. É que o Cortex-X1 que está presente no Snapdragon 888 aquece muito. Aliás diz-se que é o foco dos “problemas” do chipset, até em termos de autonomia. Como tal seria necessário um sistema de arrefecimento muito eficaz. Isto tornaria o equipamento muito caro! Para além disso, o Mi 11 Lite 5G assim não poderia ser o equipamento mais fino e leve da Xiaomi, como é apresentado. Seja como for é importante que este fabricante tenha mudado para um processo de fabrico de 5nm.

Mi 11 Lite 5G

É que o desempenho do Snapdragon 780G é muito bom. Os dados oficiais mostram 45% mais rápidez que o antecessor. Temos também uma placa gráfica 50% mais rápida!

Entretanto outras características dão conta de um modem integrado 5G e do processador de imagem Spectra 570. Na prática permite tirar fotos de todas as câmaras do smartphone em simultâneo.

Mi 11 Lite 5G

Entretanto que mais sabemos acerca deste equipamento?

Bem algumas coisas. O Mi 11 Lite corre o Android 11 e está equipado com um ecrã de 6.55 polegadas. É praticamente o mesmo ecrã que o Redmi K40.

Até aqui já sabíamos que este smartphone tem uma bateria de 4150 mAh como a nova lista confirmou acima e é capaz de carregar a uma velocidade de 33W.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também