Apesar de ser uma “novata”, a Xiaomi não quer ficar para trás no mundo dos processadores móveis. Assim, depois da estreia com o XRing 01, lançado em maio deste ano no Xiaomi 15S Pro, a marca confirmou que já está a desenvolver o próximo chip da casa.
O primeiro passo foi promissor!
O XRing 01, produzido em linhas próprias de 3nm, conseguiu ultrapassar a marca dos 3 milhões de pontos no AnTuTu, colocando-se lado a lado com as soluções mais potentes da Qualcomm e MediaTek.
Foi a primeira prova de que a Xiaomi consegue competir com os gigantes deste setor. Mas… parar é morrer!
Segundo Xu Fei, vice-presidente da Xiaomi, o objetivo é claro: crescer no segmento premium e consolidar presença global. Para isso, há um plano de investimento de 50 mil milhões de yuan (~7 mil milhões de dólares) ao longo dos próximos dez anos.
Nada de lançamentos anuais?
Ao contrário da Apple ou da Qualcomm, a Xiaomi não vai entrar no ritmo de lançar um novo chip todos os anos.
A estratégia é ser mais seletiva. Como explica Xu Fei, a empresa ainda está a aprender e precisa de planear a longo prazo. O foco inicial será garantir que cada lançamento oferece boa experiência e desempenho consistente, mesmo que isso signifique mais tempo de espera entre gerações.
Algo que faz sentido, de facto não só para a Xiaomi. Lançar coisas todos os anos… Começa a não fazer muito sentido. As melhorias são sempre residuais.
Qualcomm e MediaTek continuam na jogada
Importa sublinhar que a Xiaomi não vai cortar os laços com os seus parceiros históricos. Os novos Xiaomi 17 usam o Snapdragon 8 Elite Gen 5, enquanto a gama 15T continua com chips da MediaTek.
O que esperar?
O próximo chip pode chegar como XRing 02, mas ainda não há datas.
Certo é que a Xiaomi tem finalmente uma estratégia sólida para se afirmar no campo dos semicondutores. Algo que é obviamente uma excelente notícia, porque poderá significar uma Xiaomi diferente das outras fabricantes. Isto é essencial nos dias que correm… Sabe tudo ao mesmo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!