A Xiaomi acabou de submeter uma patente bastante interessante, que basicamente verifica como está a saúde da bateria. Mas aqui não estamos a falar do número de ciclos que a célula já tem, estamos mesmo a falar da possibilidade de outros fenómenos mais perigosos, como o inchamento que poderá causar problemas bem graves para o utilizador.
- Os Galaxy S21 estão a ser um caso de sucesso para a Samsung
- Loucura continua! RTX 3060 ainda não saiu mas já custa 750 euros
- (Promoção) Versão Global do Xiaomi Mi 11 chegou a 569€!
Xiaomi já consegue prever se a sua bateria vai morrer ou explodir
Portanto, estamos obviamente a falar de uma funcionalidade muito interessante! Que aparentemente tem o nome de “Battery Expansion Prompt Method and Device”.
Qual é a razão para isto ser assim tão útil e importante?
Muito resumidamente, é provável que já tenha tido problemas com baterias inchadas. Um fenómeno cada vez menos comum! Mas que ainda acontece a alguns aparelhos quando são utilizados durante muito tempo. Estamos a falar de algo que pode criar danos sérios ao aparelho no interior. Mais grave que isso, se por ventura a bateria for picada ou rasgada… Pode provocar um incêndio ou pequena explosão. (Galaxy Note 7!?)
Aliás, uma bateria nem precisa de ser velha ou muito usada para inchar. Pode simplesmente ter algum tipo de defeito de fábrica. Por isso, ter um aviso no telemóvel é mesmo muito interessante, e seguro.
Como é que isto funciona?
Segundo a patente, parece que a tecnologia procura por algum tipo de deformidade no aspeto da bateria. Assim que esta mudar de ‘aspeto’, aparece um aviso no sistema operativo do aparelho.
Entretanto, é muito provável que seja algo exclusivo dos smartphones da Xiaomi.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.