Xiaomi já consegue prever se a sua bateria vai morrer ou explodir

A Xiaomi acabou de submeter uma patente bastante interessante, que basicamente verifica como está a saúde da bateria. Mas aqui não estamos a falar do número de ciclos que a célula já tem, estamos mesmo a falar da possibilidade de outros fenómenos mais perigosos, como o inchamento que poderá causar problemas bem graves para o utilizador.



Xiaomi já consegue prever se a sua bateria vai morrer ou explodir

xiaomi bateria.

Portanto, estamos obviamente a falar de uma funcionalidade muito interessante! Que aparentemente tem o nome de “Battery Expansion Prompt Method and Device”.

Qual é a razão para isto ser assim tão útil e importante?

Muito resumidamente, é provável que já tenha tido problemas com baterias inchadas. Um fenómeno cada vez menos comum! Mas que ainda acontece a alguns aparelhos quando são utilizados durante muito tempo. Estamos a falar de algo que pode criar danos sérios ao aparelho no interior. Mais grave que isso, se por ventura a bateria for picada ou rasgada… Pode provocar um incêndio ou pequena explosão. (Galaxy Note 7!?)

Aliás, uma bateria nem precisa de ser velha ou muito usada para inchar. Pode simplesmente ter algum tipo de defeito de fábrica. Por isso, ter um aviso no telemóvel é mesmo muito interessante, e seguro.

Como é que isto funciona?

Segundo a patente, parece que a tecnologia procura por algum tipo de deformidade no aspeto da bateria. Assim que esta mudar de ‘aspeto’, aparece um aviso no sistema operativo do aparelho.

Entretanto, é muito provável que seja algo exclusivo dos smartphones da Xiaomi.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também