Xiaomi HyperOS: O novo software quer revolucionar. Mas o quê!?

O que é o Xiaomi HyperOS? Esta é a questão do momento, e que até é capaz de ser mais importante que o próprio lançamento dos novos smartphones topo de gama da fabricante Chinesa. Pois bem, é um novo sistema operativo, tendo como base o Android da Google, desenvolvido primariamente para conectar Dispositivos Pessoais, Carros e até Equipamentos Inteligentes para o Lar

Ou seja, é uma novidade que mostra o compromisso da Xiaomi como futuro, e que tem como missão unificar todos os dispositivos do ecossistema da fabricante.

Xiaomi HyperOS: O novo software quer revolucionar. Mas o quê!?

A Xiaomi aproveitou o seu evento de lançamento sob o tema “Avançar para além do Momento” para anunciar o Xiaomi HyperOS, o sistema operativo que visa alimentar o seu ecossistema inteligente de dispositivos pessoais, carros e produtos domésticos.

É um software focado em cinto objetivos principais:

  • Refatoração de Baixo Nível,
  • Conectividade Inteligente Transversal,
  • Inteligência Proativa
  • Segurança de Ponta a Ponta,
  • Uma nova experiência de utilização.

Vai aparecer já pré-instalado nos Xiaomi 14 Series, Xiaomi Watch S3, Xiaomi TV S Pro 85″ MiniLED entre outros aparelhos.

xiaomi 14 pro

Pessoalmente, o que mais me chama a atenção é mesmo o facto de todo o software ter sido desenvolvido para ser simples, rápido e eficiente. Num mundo em que não é fácil conseguir oferecer mais performance nos vários componentes que servem de base a um smartphone, é no lado do código que a Xiaomi viu a solução para o problema.

De forma mais concreta, o núcleo do Xiaomi HyperOS é formado pelo Linux e pelo sistema Xiaomi Vela, desenvolvido internamente. É um software que permite uma configuração, operação e implementação flexíveis de acordo com os requisitos de hardware. A gama de tamanhos de RAM de dispositivos compatíveis abrange desde os 64 KB até 24 GB de memória.

Seguindo o princípio de configurar apenas os recursos necessários com base nos diferentes requisitos de hardware, juntamente com a eliminação de repetições e compressão de ficheiros na camada de I/O (Entrada/Saída) subjacente, o Xiaomi HyperOS é naturalmente leve!

O firmware do sistema nos smartphones ocupa apenas 8,75 GB, uma melhoria significativa em relação aos concorrentes.

Além de tudo isto, o Xiaomi HyperOS passou por uma extensa reestruturação de módulos técnicos, incluindo o sistema de ficheiros, gestão de memória, subsistema de imagem e sistema de rede, todos com o objetivo de aproveitar e otimizar eficazmente as várias capacidades de hardware de diferentes dispositivos, proporcionando assim um desempenho otimizado.

Entretanto, como não poderia deixar de ser, além de tudo isto, a Xiaomi também vai apostar forte e feio na Inteligência Artificial. Aliás, esta revolução serve de base ao novo mundo baseado em IA que está prestes a chegar ao mercado de smartphones.

O HyperOS promete prometer, mas é na mão que queremos tirar as nossas conclusões. O software, apesar de não ser mau, tem sido o aspeto mais fraco dos smartphones Xiaomi nos últimos anos. Esta nova aposta parece querer corrigir esse fator.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...