Xiaomi foi ultrapassada num dia pelas novidades da OPPO

Ainda ontem falei na Leak das novidades da Xiaomi no que diz respeito aos carregadores e eis que hoje já há mais novidades. Não da Xiaomi, mas da Oppo. Na prática foi apresentada a nova tecnologia de carregamento 125W Flash Charge. São seis anos de experiência e a estudar estas coisas que levou ao surgimento desta novidade. Para ter uma ideia do poder, consegue carregar uma bateria de 4000 mAh de vazia a totalmente cheia em apenas 20 minutos.

Xiaomi foi ultrapassada num dia pelas novidades da OPPO

Para além disso, este fabricante aproveitou também para apresentar ao mundo novos carregadores. Assim temos um carregador sem fios de 65W AirVOOC que é uma atualização considerável face aos 40W da versão anterior. Para além disso estão também a caminho carregadores compactos de 110W e 50W.

Xiaomi OPPO

Mas será realmente rápido?

Acredite que sim. De facto, é uma inovação fantástica. Podemos dizer que com o novo carregador da Oppo de 125W é possível ir dos zero aos 40% em apenas cinco minutos. Se estivermos aflitos por algum motivo e tivermos mesmo de sair (ou ter carga) pode ser a nossa salvação. Mas existe outro aspeto interessante. É que tudo isto é conseguido ao mesmo tempo que se mantém a temperatura da bateria abaixo dos 40 graus. Ora isto vai ajudar a combater a deterioração da bateria. A grande velocidade de carregamento e a energia que a bateria recebe acaba por a deteriorar e por esse motivo foi necessário fazer algumas alterações. Claro que de qualquer modo serão necessárias baterias de alta qualidade.

Outra grande vantagem do novo carregador da OPPO que também estará presente nas apostas da Xiaomi

O novo carregador é compatível com os outros standards anteriores. Assim, tanto consegue carregar os dispositivos a 125W, como outros mais antigos a 65W ou menos.

E o carregamento sem fios?

Bem, o carregamento sem fios tem estado sempre uns passos atrás da velocidade do carregamento com fios. Ainda assim já temos hipóteses muito atrativas. Isto graças à OPPO. Assim o carregador Oppo 65W AirVOOC é muito mais rápido, até do que soluções com fios que existem no mercado. Assim, para uma bateria de 4000 mAh, o carregador wireless deste fabricante promete carregá-la dos zero aos 100 em apenas 30 minutos! Isto é fantástico já que a solução anterior demorava 56. Tinha 40W.

Xiaomi OPPO

Entretanto, também neste sistema é possível manter a bateria abaixo dos 40 graus. Isto porque há uma ventoinha que manda ar para o dispositivo enquanto ele está a carregar. Para além disso foram também utilizados materiais que garantem ainda mais arrefecimento.

Como se isto já não fosse muito, a Oppo apresentou ainda mais umas coisas. Na prática são dois mini carregadores GaN. São os mais compactos que este fabricante conseguiu desenvolver.

Apesar de disponibilizarem velocidades de 50w e 110w conseguem ter uma espessura de apenas 10.5mm e pesam 60 gramas. A Oppo até disse que o modelo de 100W parece um de 18.

Estes carregadores suportam também os standards USB PD e USB PPS. Neste caso disponibilizam 27W e 50W, respetivamente.

Resta agora sabermos os preços disto tudo e quando vai chegar o primeiro smartphone ao mercado a suportar a tecnologia de 125W.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também