(Análise) Xiaomi 14: Não é preciso ser Ultra para ser de topo!

No mercado atual de smartphones, a triste verdade é que o preço das ofertas “flagship” está a evoluir para um patamar cada vez mais longe do bolso dos consumidores normais. Afinal de contas, se num passado recente chegou a ser um escândalo os telemóveis de topo custarem 1000€, a realidade é que agora os valores já chegam aos 1499€, e começam a ameaçar ultrapassar essa marca.

Será que é preciso subir tanto para ter a experiência total de um topo de gama?

O Xiaomi 14 tem algo a dizer neste assunto e pode mesmo ser a resposta que andava à procura.

- Publicidade -

Ou seja, de forma resumida, o Xiaomi 14 acaba por ser um misto de coisas muito boas, e por isso mesmo, consegue oferecer algo muito importante e que nem sempre os compradores tendem a ponderar no ato da compra.

Afinal, oferece um ecrã 6.36” de topo LTPO OLED de 120Hz cheio de tecnologias para melhoria da qualidade de imagem, o último grito dos processadores na forma do Snapdragon 8 Gen 3, tudo isto aliado a uma bateria de 4610 mAh capaz de durar um dia mesmo em casos de uso intensos, e claro está um modulo traseiro de câmaras triplo com sensores de 50 MP e ainda uma câmara frontal de 32MP.

Os números valem o que valem, porém, a verdade é que no dia a dia temos em mãos um autêntico topo de gama.

Sim, não é Pro nem é Ultra, o que neste caso significa um tamanho um pouco mais compacto. Porém, ao contrário daquilo que costuma ser normal no mundo dos smartphones, tanto no lado Android como também no lado Apple, o tamanho mais reduzido não significa cortes ou compromissos na qualidade, performance e materiais utilizados.

Aliás, mesmo sem as câmaras fora-de-serie do 14 Ultra arrisco-me a dizer que o Xiaomi 14 consegue ser (bem) mais bonito.

Xiaomi 14 – A escolha ideal se procura um topo de gama prático e potente!

Especificações Técnicas

  • Ecrã: Ecrã AMOLED de 6.36″ // 120Hz LTPO // 20:9 // 2670 x 1200, 460 ppi // 3000 nits // LTPO
  • Processador: Snapdragon 8 Gen3
  • Memória: 12GB LPDDR5X
  • Armazenamento: 256GB ~ 512GB UFS 4.0
  • Bateria: Bateria 4610mAh (típico) // 90W HyperCharge (carregador na caixa) // 50W wireless HyperCharge
  • Peso e Dimensões: 193g // 152.8mm x 71.5mm x 8.2mm
  • Câmaras:
    • 50 MP, f/1.6, 23mm (wide), 1/1.31″, 1.2µm, dual pixel PDAF, Laser AF, OIS
    • 50 MP, f/2.0, 75mm (telephoto), PDAF (10cm – ∞), OIS, 3.2x zoomo ótico
    • 50 MP, f/2.2, 14mm, 115˚ (ultrawide)
    • Selfie: 32MP

Ora bem, no campo da usabilidade, a realidade é que o Xiaomi 14 tem sido um mimo de para o dia-a-dia. É uma lufada de ar fresco ter algo tão poderoso, leve, e bem feito na mão, depois de vários anos a lidar com Pro, Ultras, XL, etc… Trouxe boas memórias de quando não era necessário utilizar as duas mãos para segurar um topo de gama a sério.

Entretanto, como dissemos em cima, o Xiaomi 14 não é o modelo flasgship desta empresa. Essa honra fica para o Xiaomi 14 Ultra que já tivemos a oportunidade de analisar (aqui). Mas, se acha que isso faz uma grande diferença, não se deixe enganar.

Afinal, se a Xiaomi quis impressionar com o Ultra, a realidade é que o verdadeiro diamante pode estar na gama imediatamente abaixo. São especificações técnicas incríveis, a um preço que não vai encontrar em nenhum outro aparelho de referência!

Isto é especialmente verdade nas câmaras, com uma performance de deixar qualquer entusiasta boquiaberto.

Mas, vamos por partes.

Na verdade, até no unboxing deste Xiaomi 14 é possível sentir que estamos perante um equipamento premium da gigante Chinesa. Isto muito graças ao acabamento lateral muito estilo do iPhone, que traz para cima da mesa aquele toque frio, por sua vez acompanhado por um vidro traseiro curvo e confortável. (O ecrã é plano!)

Mais uma vez, a Xiaomi opta pelo vidro, em vez do afamado plástico que outras fabricantes utilizam em equipamentos dentro desta gama de preços.

xiaomi 14

Xiaomi 14 – Especificações técnicas, não estamos nada mal servidos!

Pois bem, apesar de ser inegável que a Xiaomi está um bocado longe do seu velho ‘eu’, em que a aposta passava quase sempre por ofertas flagship a preços descabidamente baixos.

A verdade é que os seus equipamentos continuam a ser apelativos, com qualidade bastante acima da média e até superior a alguns rivais diretos no mercado.

Afinal, estamos perante o melhor SoC da atualidade no mundo dos equipamentos Android, que por sua vez é acompanhado por 12GB de RAM LPDDR5X e 512GB de armazenamento UFS 4.0.

Até no ecrã temos um painel LTPO OLED de 6.36 polegadas, com tecnologia Dolby Vision, HDR10+ e capacidade de ir até aos 3000 nits, sendo protegido por Corning Gorilla Glasss Victus.

Em suma, o topo dos topos em vários campos importantes.

Fotografia

As fotografias não foram muitas nem poucas, mas uma coisa é certa, superam a expetativa. Num pequeno teste inicial deu logo para perceber que a estabilização, velocidade de disparo e sensores utilizados vão deixar até um entusiasta impressionado.

Mas das palavras às fotografias, deixo aqui algumas das que mais gostei.

Conclusão

Em poucas palavras, o Xiaomi 14 tem de tudo para conseguir ser uma oferta brutal capaz de enfrentar os rivais de peso no mercado. Afinal, oferece o topo das tecnologias aliado a um modulo de câmaras que nunca o vai deixar na mão. Afinal, mesmo sem ser Pro ou Ultra, a câmara frontal de 32 MP oferece extrema qualidade, e até a capacidade de gravar a 4K a 60FPS.

Para concluir, é inegável que a Xiaomi quer mudar o seu foco, com uma melhor separação de gamas e preços. Tudo com o grande objetivo de deixar de ser vista “apenas” como uma marca budget.

O Xiaomi 14 é um excelente exemplo disto mesmo, ao aparecer a um preço muito interessante para as especificações que oferece. Ao mesmo tempo, não sendo o modelo mais desejado, é muito provável que venha a ser alvo de promoções muito interessantes nos próximos tempos. Mantenhe os seus olhos bem abertos!

Ademais, o que pensa sobre o Xiaomi 14? Partilhe connosco se consegue optar por um topo de gama sem ser da Samsung ou Apple em 2024 nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

É um topo de gama sem Pro ou Ultra no nome.(Análise) Xiaomi 14: Não é preciso ser Ultra para ser de topo!