O mundo dos smartphones está finalmente a perceber que os megapixeis não contam a história toda. Ou seja, é obviamente engraçado apresentar números maiores que as rivais, para impressionar os consumidores. Mas claro, se no final do dia, a performance não impressiona, a marca acaba por se ressentir.
É um fenómeno que a Samsung conhece muito bem depois da sua experiência com o sensor de 108MP! Um fenómeno que vai voltar a dar um ar de sua graça no ecossistema da gigante Sul Coreana, visto que tudo indica uma grande aposta no seu novo sensor de 200MP, que vai primeiramente ser implementado no novo topo de gama da Motorola, e um pouco mais tarde, mais concretamente no início do próximo ano, vai fazer parte das especificações do novo S23 Ultra.
Em suma, o uso de sensores com uma grande quantidade de megapixeis tem sido algo que a grande maioria das fabricantes tem evitado adotar, preferindo sensores de maiores dimensões, com pixeis maiores, o que por sua vez permite uma maior entrada de luz para cada um destes mesmos pixeis. Sendo exatamente por isso que apenas em 2022 vamos ver uma Apple a adotar um sensor de dimensões bastante mais significativas e resolução de 48MP, e claro, a Xiaomi decidiu desenvolver um novo sensor com a Sony (IMX989), de 1 polegada, num investimento de 15 milhões, para dar vida ao Xiaomi 12S Ultra, e muito provavelmente, alguns dos Xiaomi 13 do ano que vem.
Mas, se porventura pensava que o Xiaomi 12S Ultra era o único smartphone do mercado equipado com este novo sensor de 1 polegada… Está muito enganado! Existe outro!
Xiaomi 12S Ultra não é o único smartphone com um sensor especial
Portanto, não estamos a falar de um smartphone da Oppo, da Xiaomi, da Samsung, etc… Estamos a falar do Sharp Aquos R7, que conta com o mesmo exato sensor Sony IMX989 que dá vida à performance fotográfica do Xiaomi 12S Ultra. Curiosamente, com a mesma ajuda da Leica e tudo.
Aliás, na verdade, apesar de não gozar de muito sucesso no mundo dos smartphones, a Sharp tem feito muita coisa boa neste mercado!
Afinal de contas, além do sensor topo de gama da Sony, o novo Aquos também conta com um design extremamente interessante, um ecrã IGZO OLED 6.6” (1260 x 2730) capaz de chegar aos 240Hz de taxa de atualização de frames, e 2000 nits de brilho máximo,. Além disto, temos um SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen1, bateria de 5000mAh, 12GB de memória LPDDR5, e ainda 256GB de armazenamento interno UFS 3.1 com suporte a expansão via microSD.
No entanto, é um aparelho que muito provavelmente não irá encontrar na loja da esquina… Porque a Sharp ainda não faz lançamentos globais dos seus smartphones.