Xbox Series X: é ou não compatível com todos os jogos antigos?

Qualquer pessoa que esteja a pensar em comprar a próxima Xbox Series X vai ficar contente por saber que esta empresa pretende garantir o acesso a milhares de jogos antigos, graças a uma política de compatibilidade com versões anteriores.

Xbox Series X: é ou não compatível com todos os jogos antigos?

Num post publicado no blog oficial, a empresa deixou claro que nem todos os jogos anteriores serão executados na Xbox Series X, portanto haverá algumas limitações. No entanto, anunciou que uma grande variedade de jogos da Xbox original, Xbox 360 e Xbox One vão funcionar nesta consola.

A Microsoft vai ter de testar os jogos antigos para garantir que eles estão a funcionar corretamente. Portanto, garantir que tudo vai funcionar é impossível. Ainda assim tem havido um grande esforço. Nas palavras da Microsoft, “com mais de 100.000 horas de testes concluídos, milhares de jogos já vão poder ser utilizados na Xbox Series X. Entretanto, quando a console for lançada, a Microsoft pretende gastar mais de 200.000 horas a testar a compatibilidade dos títulos mais antigos.

Xbox Series X antigos

O aspeto mais importante sobre a revelação da Microsoft é que todos os jogos serão melhorados quando forem utilizados na Xbox Series X. Assim, a Microsoft afirma que os jogos terão taxas de frames mais altas, tempos de carregamento mais rápidos, resolução melhorada e melhor fidelidade visual. Por exemplo, os jogos que corriam a 30fps podem aumentar para 60fps, e os jogos que corriam a 60fps podem passar para 120fps.

Assim, qualquer pessoa com uma TV 4K que suporte HDR verá essas tecnologias a funcionarem em muitos jogos, o que deve tornar os títulos mais antigos muito melhores.

É importante salientar que esta empresa também afirmou que os programadores não vão ter de fazer nada para os jogos correrem na Xbox Series X.

Xbox Series X antigos

Embora a Microsoft tenha anunciado que teremos milhares de jogos compatíveis não foi revelado nenhum nome em concreto. Assim teremos de esperar para percebermos ao certo o que irá funcionar.

Em declaração à IGN, um dos responsáveis da Xbox Series X, Jason Ronald, referiu que se um jogo correr na Xbox One, também deverá correr na XBOX Series X.

No entanto, Ronald também referiu que pode haver problemas técnicos ou de licenciamento que impeçam a utilização dos jogos.

Os acessórios e periféricos da Xbox One também vão funcionar com a Xbox Series X, o que é ótimo para quem possui vários controladores e outros acessórios para a consola da geração anterior.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também