(Xbox Series X) A ameaça à PS5 está no conjunto hardware + software


Por em

Já toda a gente está farta de ler que a Microsoft já nem considera a Sony uma rival à sua altura, tal é o seu atraso no mundo da ‘Cloud’. Ainda assim, a verdade é que a PS5 parece continuar com níveis de hype significativamente mais elevados em relação à nova Xbox Series X.

No entanto, também é bem verdade que a Microsoft está prestes a fazer uma gigantesca aposta no mundo das consolas, ao aproximar a sua nova Xbox a um autêntico PC desktop de alta performance. Aliás, parece que a ‘magia’ da nova geração Xbox está mesmo numa mistura de Software super otimizado e cheio de funcionalidades + Hardware do bufo.



(Xbox Series X) A ameaça à PS5 está no conjunto hardware+software

PS5 vs Xbox

Portanto, à medida que as consolas ficam mais e mais avançadas, também é necessário tornar o software mais e mais poderoso para acompanhar toda esta evolução. Dito isto, a Microsoft é muito provavelmente uma das maiores fornecedoras de software do planeta! Por isso, isto não é novidade para a gigante responsável pelo Windows e Office.

No entanto, parece que a Microsoft está mesmo pronta para ir ao ‘next level’ em todos os campos com a Xbox Series X!

Como já deve saber, a Xbox Series X vai poder contar com um GPU AMD RDNA2 capaz de oferecer 12 TFLOPs de performance computacional, trazendo ainda suporte à resolução 8K, Ray Tracing, 120FPS, entre outras coisas boas. No entanto, ainda ninguém falou acerca do SDK que acompanha o hardware, que aparentemente é perfeitamente capaz de aproveitar todo este potencial, com o software flexível e rápido a todos os níveis. Ou seja, muito resumidamente, o potencial da consola está no conjunto hardware + software.

Ao fim ao cabo, foi num recente podcast que o executivo Jason Ronald falou sobre tudo isto, ora leia:

“Os TFLOPs são uma maneira muito fácil de medir a performance potencial de um GPU. No entanto, na realidade, temos de ir muito além deste número. Pusemos muitas inovações na Xbox Series X, por isso, a magia vai estar na interação entre o hardware e software, e não apenas nas capacidades que o aparelho possa ter ou não a nível de potencial do hardware.”

“O nosso grande objetivo é que os programadores consigam aproveitar todo o poder que lhes estamos a oferecer no hardware. Existem muitas novas capacidades na Xbox Series X, que simplesmente não existiam no mercado no passado recente.”



Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured, Jogos

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.