Xbox Series S vs Xbox Series X: Apenas 1 terço do poder?

Estes últimos dias têm significado uma autêntica inundação de detalhes acerca da consola ‘low cost’ da Microsoft para a nova geração! Estamos a falar da Xbox Series S ‘Lockhart’, uma consola que deverá pegar em muita da tecnologia da mais cara e apetrechada Xbox Series X, para dar uma facada gigantesca nas esperanças e planos da Sony.

No entanto, começam a surgir algumas dúvidas na cabeça dos jogadores… É que se tudo isto estiver correto, a Xbox Series S é significativamente mais fraca em comparação à já apresentada Series X! Ao fim ao cabo, a consola ‘low cost’ irá contar com apenas 10GB de memória GDDR6 e um GPU capaz de 4TFLOP.

Especificações que infelizmente não impressionam ninguém, especialmente quando já toda a gente percebeu que as consolas de nova geração nem sempre irão ser capazes de oferecer os tão desejados 4K 60FPS ou 4K 120FPS.



Xbox Series S vs Xbox Series X: Apenas 1 terço do poder?

Series X, Xbox, Lockhart

Portanto, nos últimos dias têm chegado à internet vários ‘leaks’ a confirmar o lançamento de duas consolas Xbox em 2020. Um modelo ‘Premium’ na forma da Xbox Series X, bem como um modelo ‘Budget’ na forma da Xbox Series X.

Curiosamente, é uma estratégia bastante parecida ao que a Sony está a planear fazer, ao lançar a PS5 ‘Digital Edition’ como o modelo mais barato. Contudo, enquanto a Sony apenas retira o leitor blu-ray, parece que a Microsoft vai retirar o leitor, mas também 66% da performance gráfica da sua consola, para oferecer um modelo realmente apelativo para os bolsos dos consumidores… Mas não será isto um erro? Não será um corte demasiado pesado nas especificações da consola?

Pois bem, segundo os últimos ‘leaks’ a Microsoft está a planear lançar a Xbox Series X para o mundo do 4K e framerates entre os 60~120FPS, ao contar com um GPU capaz de chegar aos 12 TFLOPs. Isto enquanto a segunda consola fica com o grande objetivo de chegar aos 1440p 60FPS, ao contar com um GPU capaz de chegar aos 4 TFLOPs de poder de computação. Ou seja, a Xbox Series S vai contar com apenas 1/3 da performance gráfica do modelo mais apetrechado. E como se isto não fosse suficiente, vai também contar apenas com 10GB de RAM em que apenas 7.5GB irão estar disponíveis para os jogos.

Em suma, a Xbox Series S irá essencialmente ser a sucessora à atual Xbox One S. Mas será que isso faz sentido para a nova geração? Será que a consola irá ser capaz de correr todos os jogos pensados para a versão mais poderosa? Ou vai ser apenas uma rival super barata às atuais consolas do mercado? E quem sabe… Uma porta de entrada para o mundo do streaming de jogos da Microsoft?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também