Sexta-feira, Setembro 19, 2025

Xbox Series S é um problema? Ou é uma solução?

Quando a nova geração foi anunciada, muitos estúdios avançaram que a Xbox Series S seria um problema sério para a evolução dos jogos de PC e Consolas. Porquê? Pela sua falta de memória RAM, o que iria dificultar o desenvolvimento de jogos multi-plataforma, o que por sua vez poderia atrasar alguns lançamentos, ou roubar tempo de desenvolvimento às restantes versões.

Mas… Existe mesmo um outro lado para toda esta situação. Ou seja, apesar do facto de a Xbox Series S sempre ter sido vista como um caso estranho nesta geração. A realidade é que pode ser benéfica em alguns pontos.

Ou seja, no caso da DICE, responsável por Battlefield 6, a história é diferente: otimizar o jogo para a Series S acabou por torná-lo mais estável em todas as plataformas.

Os problemas da memória limitada? 

Em entrevista à Kotaku, o diretor técnico Christian Buhl explicou que a Series S tem menos memória até do que um PC de gama média-baixa atual. Isso resultou em que, durante o desenvolvimento, existisse uma fase em que vários mapas do jogo simplesmente crashavam na consola da Microsoft.

Foi aí que a equipa percebeu que tinha de rever a fundo a gestão de memória.

Assim, depois de meses de testes intensivos e recolha de dados, conseguiram resolver os problemas não só na Series S, mas também melhorar a performance geral em todas as plataformas.

Benefício inesperado!

O resultado? Battlefield 6 está agora “super sólido” e “performante”, em grande parte graças às otimizações feitas por causa das limitações da Series S. Ou seja, o que parecia ser um entrave acabou por ajudar a depurar o motor de jogo e torná-lo mais eficiente.

Aliás, é muito provável que o jogo chegue à Switch 2 em grande forma, também graças a todo este trabalho de fundo.

É afinal positivo? 

Não. A equipa de desenvolvimento teve de perder tempo para resolver o problema. Nem todos os estúdios têm esta capacidade. Aparentemente correu bem neste caso. Só isso. Uma consola com 8GB nesta geração continua a ser um erro.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙