Inicio Especiais (Opinião) A Xbox One ficou muito atrás da PS4! Mas porquê?

(Opinião) A Xbox One ficou muito atrás da PS4! Mas porquê?

Desde que a Xbox One foi lançada em 2013, em boa verdade, nunca consegui sentir qualquer tipo de empatia com a consola. Isto porque, na minha opinião existem vários problemas que precisavam e precisam de ser resolvidos. Problemas esses que uma PS4 por exemplo não tem.

No entanto, apesar de tudo, acabei por comprar a consola. Afinal de contas, onde mais poderemos jogar séries como Dead Rising ou até mesmo Gears Of Wars?

Dito isto, o principal objectivo da compra foi de facto a curiosidade em saber se os problemas se confirmavam. E para minha grande tristeza, ainda existem coisas que precisam de ser melhoradas. Mas explicarei melhor aqui em baixo.

Que problemas continuam a existir na Xbox One após 6 anos?

Apesar de todos os pontos positivos, é inegável que a consola da Microsoft tem alguns defeitos. No entanto o que realmente não se percebe é o porquê de ainda não terem sido resolvidos ou melhorados.

Comando a pilhas

opinião

Apesar de todas as coisas boas que o comando da Xbox tem. Como por exemplo a vibração individual de alguns botões ou até mesmo a disposição das teclas. Continua ainda assim a perder para o DualShock 4 num aspecto muito importante. Que é nada mais nada menos que a bateria do comando.

Isto porque, caso o DualShock 4 fique sem bateria, basta-nos apenas ligar à própria PS4 via USB para o meter a carregar. No entanto, caso o comando da Xbox One fique sem bateria, o jogador terá todo um trabalho que envolve comprar e trocar as pilhas. Algo que simplesmente não faz sentido nesta altura do campeonato.

Contudo, caso não pretenda ter todo este trabalho, poderá ainda comprar o Kit “Play and Charge” da Microsoft. Que apesar de mais fácil , acaba por ficar mais caro.


Sony PlayStation 4 – Quase seis anos depois, como é que se portou?


Poucos jogos exclusivos

Em boa verdade podemos afirmar que quando são lançados novos jogos exclusivos para a Xbox One. Os títulos tornam-se grandes sucessos. Ainda assim, estes lançamentos acabam por ser apenas cíclicos. Onde numa parte do ano existem alguns ainda que poucos , e durante o resto do ano acabamos por não ver praticamente nada de novo.

Neste campo, a Microsoft tem muito a aprender com a Sony… Aliás, se todas as compras de estúdios dos últimos anos servem de exemplo, é bem provável que a estratégia de lançamentos vá mudar significativamente já com a nova Xbox.

Os jogos demoram uma eternidade a instalar

opinião

Não temos quaisquer dúvidas que tanto Xbox One como PS4 apresentam graves problemas a nível de armazenamento. No entanto, quando o assunto é a instalação de jogos, começamos a ver a consola da Microsoft a ficar uma vez mais para trás.

Isto porque, ao contrário da PS4, que instala jogos e atualizações no máximo em 30 minutos. A Xbox One acaba por demorar horas. E por vezes os ficheiros nem são assim tão grandes. Quebrando assim um pouco o entusiasmo de um jogador que está ansioso por experimentar o seu jogo novo.


(Opinião) – 20 milhões de jogadores vão trocar o PC por uma consola?


Xbox One com menor capacidade, em relação à concorrência

opinião

Quando foram lançadas em 2013, ambas as consolas (Xbox One e PS4) apresentavam melhorias significativas em relação às antecessores. Mas apesar de partilharem um SoC AMD muito semelhante, o hardware da Xbox One acabou por ficar um pouco mais fraquinho que o da PS4.

Assim instaurou-se um padrão… Os jogos da PS4 corriam a 1080p, enquanto os da Xbox One se arrastavam a 900p ou resoluções mais baixas. Desta maneira, os estúdios focaram-se mais na consola mais poderosa, ficando a Microsoft para trás. É algo que sem dúvida alguma mudou com a Xbox One X! Mas o mal já estava feito.

Em suma, apesar da Xbox One ser uma excelente consola, tem falhas como qualquer outro dispositivo. E espero sinceramente que com a nova Xbox Scarlett, as coisas melhorem muito. Para que desta vez, seja a Microsoft a reinar o mercado das consolas.


Gostou do que leu? O que achou da minha opinião? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Alexandre Pereira
A tecnologia é um mundo que gosto de estar sempre a descobrir. Interesso-me por todos os temas, embora os jogos sejam a minha praia. Prometo trazer-vos todos os dias as melhores novidades que encontrar.

Leia também

Huawei quer acabar com as selfies como as conhecemos

Existem várias abordagens para tirarmos selfies e normalmente todas elas envolvem o ecrã frontal. Depois, aí, tanto se pode tratar de uma câmara pop-up...

Última hora: Xiaomi Mi 10 Ultra e a TV transparente vão chegar cá!

Esta semana a Xiaomi apresentou ao mundo os novos smartphones Xiaomi Mi 10 Ultra e Redmi K30 Ultra, para além de uma TV transparente...

Como as Casas Inteligentes vão Mudar a Sua Vida

A sua casa conforme a conhece está prestes a mudar. Não será tão-somente o aglomerado de matérias com os quais foi construída. É que...

Android tem os dias contados! O Google Fuchsia está mais perto

O Android, o Sistema Operativo Mobile mais popular do planeta, ainda tem muito para dar! No entanto, há sempre espaço para melhorar, especialmente nestes...

Xiaomi Mi Box acaba de receber o aguardado update

Lançada em 2016, a Xiaomi Mi Box foi a antecessora da Mi Box 4k ou do mais recente Mi TV Stick. Lembro que esta...