Como já dissemos em outros artigos, a Microsoft quer mudar o paradigma daquilo que é uma consola nos tempos que correm. Por isso, apesar do facto de as consolas modernas já serem, de várias formas, um PC.
A ideia é mesmo tranformar a PC numa consola a sério!
Xbox Next vai partilhar processador com PCs. Vitória para a AMD!
A próxima consola da Microsoft, conhecida por agora como Xbox Next, vai estrear o novo APU Magnus, mas não vai ficar por aí. Segundo leaks recentes e de facto sumarentos, este mesmo chip também vai equipar uma nova linha de PCs com a marca Xbox, numa jogada que pode ser um jackpot para a AMD, e pode realmente ser bem pensado para os lados da Microsoft.
Uma estratégia 2 em 1?
A informação vem de insiders como Kepler L2 e HeisenbergFX4, que confirmam que o APU Magnus vai ser usado tanto na consola principal como também em PCs Xbox licenciados para parceiros OEM.
Assim, tirando algumas pequenas diferenças, o hardware será praticamente o mesmo, o que significa que os developers não terão de criar versões especiais para cada plataforma.
Além de simplificar o trabalho dos estúdios, esta abordagem vai aumentar o volume de produção, permitindo à AMD negociar melhores preços com a TSMC e tirar partido de todas as otimizações feitas para as consolas.
Chiplet e futuro das consolas?
O Magnus APU marca também uma mudança no design, adotando uma arquitetura chiplet com CPU e GPU separados. Isto poderá abrir caminho para atualizações mais frequentes, reduzindo a dependência dos típicos ciclos de 6 a 8 anos.
Ou seja, pode ficar muito mais fácil trocar certos componentes de uma consola. Aliás, é provável que os jogos deixem de ser lançados para uma consola específica! Como é o caso da Xbox 360, Xbox One ou Xbox Series X.
A ideia é lançar jogos Xbox, que correm em toda e qualquer consola (ou PC) com esse nome.
Com os exclusivos cada vez mais raros e as consolas a aproximarem-se do PC em filosofia, esta aposta da Microsoft pode ser a chave para uma transição suave entre gerações, mantendo compatibilidade e performance estável tanto na consola como nos futuros PCs Xbox.
Em suma, se resultar, será não só uma vitória para a AMD. Além disso, também serve como um aviso de que o próximo ciclo de consolas vai ser… Tudo menos convencional.
Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.