Xbox Next? Vai acontecer e chega em 2027! Quer ser um monstro!

Depois de a Sony ter lançado um vídeo muito interessante onde já tocou naquilo que a PS6 vai trazer para o mercado, a próxima geração da Xbox também já começa a ganhar forma.

Ou seja, segundo informações divulgadas pelo canal Moore’s Law is Dead, a Xbox Next está a ser preparada para 2027, e deverá trazer um salto técnico enorme, especialmente ao nível da inteligência artificial e da eficiência gráfica.

Uma consola com ADN de PC topo de gama!

xbox, playstation

Portanto, de acordo com o leak, a nova Xbox vai usar um APU AMD Magnus, um chip em arquitetura chiplet produzido pela TSMC a 3nm (N3P).

Este processador combina núcleos Zen 6 com uma GPU RDNA5 com 68 unidades de computação (CUs) e 24 MB de cache L2. Estamos a falar algo que mete o SoC da Xbox Series X no bolso.

Ou seja, temos aqui uma máquina com especificações dignas de um PC high-end, com suporte para GDDR7 e até 48 GB de memória RAM, num barramento de 192 bits. A estimativa aponta para um consumo entre 250 e 350W. Números muito interessantes, e que batem naquilo, ou até ultrapassam, que um PC oferece

Vai ser um PC em formato de consola. Ainda mais do que aquilo que as consolas atuais já são.

IA à sorte!

O processador central deverá ter até 11 núcleos Zen 6 (3 de alto desempenho + 8 de eficiência Zen 6c), com 12 MB de cache L3 partilhado. Mas a maior novidade está mesmo na integração de uma NPU (Neural Processing Unit). Um chip capaz de oferecer até 110 TOPS, o que permitirá à consola tirar partido do Microsoft Copilot e de novas aplicações de IA para jogos, assistentes de voz e processamento visual em tempo real.

Antes de mais nada, em teoria, a Xbox Next poderá atingir 4K a 144 FPS com ray tracing ativo, superando ligeiramente o desempenho esperado da PlayStation 6, que deve ficar pelos 4K a 120 FPS.

2027: o ano da nova guerra das consolas

Em suma, se os rumores se confirmarem, PlayStation 6 e Xbox Next deverão ser lançadas no mesmo ano, 2027. Algo que promete reacender a rivalidade histórica entre as duas marcas.

O que é de facto muito importante, porque a Microsoft precisa de aparecer forte.

Para terminar, a dúvida agora é se amabas vão conseguir manter o equilíbrio entre potência e preço. Isto é especialmente mais grave no lado da Microsoft, que está a apostar muito forte no hardware.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING