Como deve imaginar, tanto a Sony como a Microsoft já estão a trabalhar na sua nova geração de consolas, que no caso da Sony deverá ser conhecida como PlayStation 6, e no caso da nova Xbox… Bem… parece apenas ser conhecida como “Next”.
Como deve imaginar, este não vai ser o nome final da consola topo de gama da Microsoft. Mas não há como saber qual vai ser o nome da próxima Xbox nesta altura do campeonato, tal é a falta de consistência na estratégia de nomes da gigante Norte-Americana.
Mas, o que realmente interessa no meio de tudo isto é que pelo menos no caso da Microsoft já temos planos bem delineados, e aparentemente até uma data de lançamento apontada para 2026.
Xbox Next e PS6 (2026): Também vamos ter Inteligência Artificial à bruta!
Portanto, a Microsoft decidiu antecipar o lançamento da sua consola de nova geração originalmente marcado para 2028, para 2026.
Uma decisão curiosa! Visto que corta o ciclo de vida das suas atuais Xbox Series S e X para apenas 6 anos.
Porém, pode ser uma decisão inteligente! Visto que a Microsoft já parece ter desistido da atual geração, e como tal prefere focar-se apenas e só no que vem a seguir. Isto ao mesmo tempo que aproveita todos os estúdios que tem vindo a adquirir ao longo dos últimos anos de forma a lançar uma consola de nova geração cheia de conteúdo capaz de rivalizar com tudo aquilo que a Sony tem do seu lado.
Quais são as capacidades da nova geração?
Bem, como noticiámos há alguns meses atrás, é esperado que a nova geração de consolas já aposte em processamento híbrido.
Ou seja, parte do processamento é feito na própria consola, mas a parte mais pesada deve ser feito em servidos do lado da Sony e da Microsoft. Isto serve para baixar custos de hardware, e claro, oferecer jogos muito mais complexos e expansivos.
Porém, além da componente híbrida da coisa, tudo indica que ambas vão também apostar forte e feio na Inteligência Artificial. Como? Com a implementação de um NPU (Neural Processing Unit) ao processador principal de ambas as consolas. Vale ainda a pena salientar que é muito provável que a AMD volte a ser a principal responsável pelo SoC. Tanto no laxo da Xbox Next como também no lado da PlayStation 6 (PS6).
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.