Inicio Jogos Woot! ZXmas Tape Magazine 2018

Woot! ZXmas Tape Magazine 2018

Em Dezembro de 2016 fomos surpreendidos com a WOOT! ZXMAS Tape Magazine, mais os muitos programas e jogos que incluía. No ano seguinte, Dave Hughes (aka R-Tape) voltou à carga, e embora já não tenhamos ficado surpreendidos, a qualidade deste lançamento deixou-nos com muito boas sensações para o Natal que se avizinhava.

Mais uma vez incluía uma panóplia de programas e jogos capazes de nos entreter por muito tempo. E eis que a edição de 2018 desta revista, que se tornou já um clássico, nos deixou completamente estarrecidos.

Uma outra novidade é que o magazine tem duas partes, uma vez que apenas uma não era suficiente para contemplar os muitos tópicos incluídos. Já agora, não se esqueçam de correr no modo 128 K para poderem usufruir das belíssimas melodias que acompanham esta edição.

Carregando o lado A, o programa começa com algumas imagens de grande qualidade, fazendo depois uma pequena introdução com os agradecimentos à equipa que ajudou R-Tape na edição deste ano, e da qual orgulhosamente fazemos parte.

Segue-se várias reviews de alguns dos jogos mais representativos de 2018. E é curioso que o autor considere como candidatos a jogo do ano, os mesmos que a nossa equipa.  Aparecem depois algumas estatísticas da ZXDB (Spectrum Computing) e uma divertida entrevista com Cuchulainn (Dun Darach e Tir Na Nog), para posteriormente aparecer mais um momento puro de comédia, com a galeria de arte de Brian Sewell e os seus comentários Freudianos. A primeira parte da cassete termina então com as “fake news”, com mais alguns momentos hilariantes…

Avançamos para a segunda parte da Woot! Só se consegue avançar se colocarmos a palavra-passe correcta, mas muito surpreendidos ficaríamos se alguém não a acertasse (experimentem e irão perceber porquê).

Esta parte é basicamente composta por imagens, e depois de uma introdução com alguns screenshots muito bem conseguidos, entra a arte do Paulo Dias. Mais produto nacional na revista, mais um motivo para a comunidade portuguesa se orgulhar dos nossos artistas e programadores. São apenas três ecrãs imaginados pelo Paulo, mas todos de grande qualidade.

Por fim, e para terminar a cassete, mais algumas animações e imagens, e um índice com os bónus que vão encontrar extra-cassete. E esses são simplesmente fabulosos, alguns deles a merecerem tratamento especial, com um post inteiramente dedicado a eles, conforme já referimos.

1. Ast’s ASM tutorial

Dois excelentes tutorias que nos ensinam a fazer a impressão de caracteres 2×2 no ecrã de forma bastante funcional e prática. Puramente técnico, mas muito útil para todos os programadores.

2. Buzzsaw (DIM SUN edition)

Um dos melhores jogos a aparecerem para o Spectrum no período mais recente (foi lançado em 2011), sofreu já este ano algumas melhorias e que levaram inclusive a ter edição física. Tão ou mais viciante que Tetris. A versão mais recente é de 1 de Dezembro e fica prometido uma review completa num futuro próximo.

3. Agatha Christie’s Parrot+

Que tal assumir o papel de um papagaio que tenta apanhar pistas para desvendar um crime, tal e qual como se de um Poirot se tratasse? É apenas uma pequena brincadeira, mas mais uma vez o tom bem-humorado é uma constante.

4. Go Go Bunny (demo)

Interessante demo, que apenas pode ser jogada com joystick, mas que abre o apetite para um produto que poderá vir a ser lançado no futuro. Indicado para todos os shooters.

5. Your Crackers M’Lord

Um surpreendente mini-jogo no qual temos que fazer com que o rebuçado vermelho atinja a porta de saída, para isso tendo que mover todos os rebuçados azuis e amarelos que impedem o seu progresso. Os rebuçados azuis apenas se podem deslocar verticalmente e os amarelos horizontalmente (tal como o vermelho). Ideal para todos os puzzlers, que vão aqui encontrar trinta e dois quadros para negociar.

6. Santa’s Strange Dream

Que tal um clone de Scramble, onde conduzem um Pai Natal que tem que disparar contra os pinheiros? Mais um mini-jogo indicado para todos os shooters.

7. Christmas Cracker Simulator

Pequeno programa apresentando algumas piadas, entrando no espírito Natalício deste período. Para desanuviar o ambiente, apenas…

8. SuperMoritz

Apesar de ser um mini-jogo, é bastante competente. Criado pelo nosso amigo Sebastian Braunert, que mais uma vez nos coloca na pele do seu simpático canito. Mais um shoot’em’um divertido.

9. Second Skin Demo

O colaborador de Planeta Sinclair, Pedro Pimenta, fez-nos uma enorme surpresa e criou uma demo da nossa banda favorita, The Chameleons.

10. Varina Demo

Mais um trabalho criado pela  equipa de Planeta Sinclair e que fez parte de uma cover tape da revista Espectro? Quem não comprou a cassete tem agora oportunidade de experimentar o primeiro nível deste divertido jogo! (E do qual nos orgulhamos muito.) Mais produto nacional na Woot!

11. Bean Brothers

O novo jogo do mentor da revista, R-Tape, aparece aqui em toda a sua glória. E não faz por menos, pois foi traduzido para seis línguas, entre as quais o português. E foi este escriba o responsável pela tradução, surgindo então o jogo Irmãos Feijoca, que obviamente será objecto de post dedicado mais à frente.

12. AGD Compendium

E este último programa é verdadeiramente surpreendente. R-Tape criou um compêndio com os cento e sessenta e três programas criados em dez anos com o Arcade Game Designer. Cada um dos programas tem direito a uma pequena ficha, com alguma informação básica, uma breve review, e até o score dado ao jogo. Obviamente que lá se encontram todos os jogos de Jaime Grilo. Mas também o obscuro Café Turco com Ex-Jugoslavos, o que muito nos surpreendeu.

E por este ano é tudo. Desde já agradecemos ao Dave Hughes por nos ter permitido contribuir para esta enorme e brilhante revista. O seu esforço foi hercúleo e toda a comunidade deverá estar grata por este trabalho, gratuito, como nele é habitual. O magazine pode aqui ser descarregado. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

André Leãohttp://planetasinclair.blogspot.pt/
Tive o meu primeiro computador em 1985, um TC 2048, que me iniciou na informática. Apesar de no final dos anos 80 ter definitivamente passado para os 16 bits, o bichinho do Spectrum e clones sempre ficou, até aos dias de hoje. Atualmente coleciono tudo o que tenha a ver com o Spectrum e vou estando a par das novidades deste mercado, sendo fundador do blogue Planeta Sinclair.

Leia também

Bomba! Netflix acaba de fechar um contrato de exclusividade!

Durante os últimos tempos temos visto uma Netflix bastante atenta ao mercado e sem deixar escapar qualquer tipo de oportunidade de negócio. Afinal de...

Netflix anunciou grande novidade para a plataforma! Saiba o quê!

A Netflix é neste momento uma das plataformas de Streaming mais bem-sucedidas em todo o mundo. E como tal, é necessário que a plataforma...

Mega-promoção: superaquecedor Xiaomi SmartMi 1S só 111 Euros

Os tempos mais frios estão a chegar e como tal é boa ideia começarmos a arranjar soluções que permitam aquecer a casa, mas ao...

TCL 20 5G: imagens e especificações já estão na Internet!

O mercado de smartphones não pára de crescer e como tal temos cada vez mais fabricantes a apostarem em novos equipamentos. A TCL é...

WhatsApp: há novidades fresquinhas para Android e iPhone

O WhatsApp está a trazer novidades para dois mil milhões de utilizadores. As informações mais recentes revelam duas funcionalidades extra do WhatsApp que chegam...