WipEout Omega Collection: As corridas mais loucas estão de volta

78952
0
Share:

Finalmente chegou-nos WipEout Omega Collection. Coleção desenvolvida pela Sony Entertainment Studio que inclui todos os conteúdos do WipEout HD, WipEout HD Fury e do WipEout 2048.

A série WipEout sempre foi uma das séries de jogos mais queridas e icónicas desde os tempos da Playstation 1. Sempre que é lançada uma nova consola da Sony surge um novo WipEout demonstrando as capacidades da consola, tanto em termos de gráficos como de gameplay.

A partir do momento que iniciamos o WipEout Omega Collection reparamos que podemos escolher entre a campanha dos três jogos de uma forma simples e acessível. Por exemplo, imagina que estás com dificuldade numa corrida do WipEout 2048 e queres mudar de jogo. Com poucos “clicks” consegues mudar para o WipEout HD devido à interface dos menus ser simples e intuitiva.

WipEout: Omega Collection

O gameplay deste jogo é espetacular. Apesar dos controlos para conduzir as naves serem os mesmos, a sensação que se tem ao dirigir cada uma delas é bastante distinta.

WipEout Omega Collection: Corridas são muito mais do que isso

As corridas do WipEout não são apenas simples corridas. Por vezes o jogador tem que apanhar power-ups no meio destas e usá-los contra os adversários. Quando se passa por cima de um power-up existe a possibilidade de utilizar uma arma. A arma que é atribuída é aleatória e, entre outras, podemos encontrar mísseis, um canhão de plasma ou um tremor de terra que derruba todos os adversários no seu caminho.

WipEout Omega Collection

Existe também a possibilidade de obter power-ups defensivos que permitem ao jogador defender-se tanto dos ataques dos adversários como distanciar-se destes. Estes power-ups incluem um shield, um autopilot e um boost de velocidade.

Durante a corrida, o jogador deverá estar atento ao nível da sua energia. Se esta chegar ao fim a nave é destruída e perde a corrida. Para evitar que isto aconteça o jogador pode optar por não usar os power-ups e recuperar energia. É uma mecânica interessante porque o jogador é posto numa situação em que tem de optar entre eliminar um adversário ou manter-se em jogo.

Em termos de gráficos, este jogo está a par dos jogos para a Playstation 4 atuais. Testamos o jogo numa Playstation 4 Pro e este corre a uns sólidos 60 frames por segundo.

Os modos de campanha

No modo de campanha, os modos de jogo que mais se destacam no WipEout Omega Collection são:

Race: É uma simples corrida em que o vencedor é o primeiro a cortar a meta.

Combat: Os power-ups ofensivos e defensivos são ativados e os de velocidade são desativados. Os jogadores têm que atingir os inimigos com os power-ups para ganharem pontos. Quando um jogador chega a um limite de pontos o jogo termina e este ganha.

Zone Race: É uma corrida em que a pista muda o esquema de cores constantemente e o jogador tem de conquistar o máximo de zonas até a sua nave se destruir.

Para além do modo de campanha também existe o Race Box em que se podem criar custom races dos três jogos. Julgo que foi uma oportunidade perdida  porque poderiam ter misturado as naves dos três jogos nas corridas. No entanto, apenas é possível usar as naves no seu respetivo jogo.

Esperava uma diferença gráfica significativa entre os três jogos, como por exemplo entre o WipEout HD e o WipEout 2048 que foram lançados com um enorme intervalo de tempo mas que no entanto não apresentam grandes diferenças gráficas aparentes na Omega Collection. Os três jogos são bastante coesos fazendo por vezes pensar que são um enorme jogo e não três jogos distintos.

Nos pequenos detalhes é o onde o jogo brilha. Por exemplo: o vento mover-se quando as naves arrancam da partida, visualizam-se explosões incríveis quando uma nave é destruída. Todos estes pormenores permitem uma experiência sem igual contribuindo para que este seja um dos jogos mais belos de corrida que já saiu para a Playstation 4.

Veredito

O Wipe Out Omega Collection é um dos melhores jogos de corridas para esta geração de consolas. Foi pena não conseguirmos testar o modo multiplayer porque os servidores não estavam online.

É uma coleção que traz conteúdo suficiente para ocupar cerca vinte cinco horas só nos três modos de campanha sem contar com o multiplayer e a racebox.

Por quarenta euros esta coleção consegue trazer mais conteúdos do que certos jogos de valor superior.

Gráficos9.1
Jogabilidade9.5
Banda-Sonora9.2
Diversão8.9
9.2
Share:

Leave a reply