Windows XP ainda está dentro do Windows 11. Veja onde!

O Windows tem vindo a mudar muito ao longo dos anos. Toda esta antiguidade já deu origem a coisas muito boas como o Windows XP e o Windows 7 e também menos boas como o Windows ME e o Windows Vista. No entanto é com os erros que se aprende e toda esta experiência levou-nos ao Windows 11 e ao próprio Windows 10 que disponibilizam uma experiência de utilização muito mais polida e eficaz. Mas curiosamente ainda há muitas partes do Windows XP que ainda estão dentro do Windows 11. Já descobriu onde?

Windows XP ainda está dentro do Windows 11. Veja onde!

Opção Executar

A opção Executar tem sido um componente muito presente no Windows ao longo de vários anos e se reparar a versão do Windows 11 é idêntica aquela que encontramos no Windows XP. Entretanto em ambos os sistemas operativos é possível executá-la com o Windows + R. Na prática esta janela permite-nos escrever o nome de uma app, o caminho completo para qualquer ficheiro ou até um endereço web que queremos abrir.

Windows XP Windows 11

Esta opção continua a funcionar tão bem como em 2001 e curiosamente com o mesmo aspeto gráfico. Não quer dizer que em breve a Microsoft não a altere para um estilo mais transparente e que se integre melhor no novo Windows. No entanto, para já, é para continuar.

Mapa de Carateres

O Mapa de Carateres é uma ferramenta de sistema simples no Windows que mostra todos os carateres que pertencem a cada uma das fontes que estão instaladas.Também pode usá-lo para copiar um determinado carácter para a área de transferência, para que não tenha de escrever todo o atalho.

Windows XP Windows 11

Graficamente e em termos de funções não mudou visivelmente nos últimos anos. Claro que no futuro será eventualmente substituído. Isto porque já temos outras opções no Windows 11 que fazem coisas semelhantes. Lembro-me, por exemplo, do sistema para selecionar emojis e afins. No entanto, por enquanto, é para continuar.

Informações de sistema

Existem muitas formas no Windows 11 de verificar o hardware e o software. São exemplo disso as aplicações Definições, Gestor de Dispositivos e Gestor de Tarefas. No entanto a Informação do Sistema que já existe há mais de 20 anos pode apresentar praticamente todos os detalhes sobre o seu PC, desde a versão BIOS até à sua lista de programas de arranque.

Windows XP Windows 11

Apesar do seu design desatualizada é sem dúvida das formas mais rápidas de verificar vários aspetos do seu sistema. No entanto, não é possível alterar nada.

Limpeza do disco

A Limpeza do Disco continua a ser o método principal de limpeza dos ficheiros e cache do sistema Windows. O utilitário está presente tanto no Windows XP como no Windows 11. No entanto há algumas diferenças entre as duas versões. É que o separador mais opções na versão XP desapareceu. Para além disso no Windows 11 temos uma opção que é necessária ativar à parte para limparmos ficheiros de sistema.

Versão do Windows

Tanto o Windows XP como o Windows 11 têm uma aplicação simples chamada Sobre o Windows, que pode ser acedida abrindo a caixa de diálogo (Win + R) e executando “winver”.

Linha de comando

O Windows foi originalmente desenvolvido para funcionar em cima do DOS, e as primeiras versões incluíam uma linha de comando para aceder ao sistema DOS subjacente. Mais tarde, a Microsoft desenvolveu uma versão mais moderna do Windows que não se baseava em DOS, chamada Windows NT. Entretanto o Windows XP acabou por ser o primeiro lançamento do Windows a ser baseado neste conceito.

Descobriu mais alguma presença que não esta nesta lista? Conte-nos tudo nos comentários.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...

Este é o segredo para o Google Maps dar o melhor trajeto

Garantir o melhor trajeto não é uma tarefa fácil,...

Atenção! Como rescindir um contrato com fidelização!

Devido ao aumento de preços há várias pessoas que...

Meta prepara alternativa ao Apple Watch. Mas vale a pena?

O gigante das redes sociais anteriormente conhecido como Facebook...

Windows 12 pode rebentar tudo com o ChatGPT e OpenAI!

Durante o último mês, o ChatGPT da OpenAI tem...