Inicio Especiais (Especial) O Windows Vista foi odiado pelos utilizadores. Porquê!?

(Especial) O Windows Vista foi odiado pelos utilizadores. Porquê!?

Numa altura em que o Windows 7 deixou de receber suporte oficial, e que o Windows 10 parece cada vez mais ser o derradeiro Sistema Operativo da Microsoft, não será que vale a pena olhar um pouco para o passado, e tentar perceber o porquê do Windows Vista ser considerado por quase todos os entusiastas como um sistema operativo horrível?

Em suma, porque razão foi o Windows Vista odiado? Enquanto o Windows 7 foi um autêntico sucesso?

Portanto, caso já não se lembre, o Windows Vista foi lançado no longínquo ano de 2007, numa altura em que os processadores dual core eram ainda uma raridade no mercado. E porque é que é importante referir esta parte dos processadores? Porque muito resumidamente, o Windows Vista chegou ao mercado antes do seu tempo!

Ou seja, se por acaso instalar o Windows Vista numa máquina moderna, irá muito provavelmente encontrar um sistema operativo rápido e competente… E inegavelmente muito similar ao Windows 7! Sabem porquê? Porque o ‘7’ não é assim tão diferente do vista.

Então, o que é que o Windows 7 tem de diferente em relação ao Vista? E porque razão é que o velhinho sistema operativo foi tão odiado pelos utilizadores?

Windows Vista foi

Primeiramente, temos de andar uns longos anos para trás, para o desenvolvimento do Windows ‘Longhorn’, o projeto que veio dar origem ao Windows Vista! Que começou em 2001, o ano em que o Windows XP chegou oficialmente ao mercado.

Para ter a noção da ambição da Microsoft na altura, o Windows Longhorn deveria ter sido lançado em 2003, dois anos depois do início do seu desenvolvimento. Mas algumas após algumas dificuldades durante o desenvolvimento do software, a empresa ficou um bocadinho dividida nas funcionalidades que deveria lançar para o Windows XP e Windows Server. Algo que curiosamente até resultou num revolucionar na maneira como a gigante do software começou a desenvolver os seus projetos. O que claro está, resultou num reset do desenvolvimento do ‘Vista’ em 2004.



Pois bem, depois de outros adiamentos e dificuldades, o Windows Vista chegou finalmente ao mercado em Janeiro de 2007

Windows Vista foi

Dito isto, quando o SO chegou ao mercado originalmente, trazia consigo várias funcionalidade e truques escondidos na manga. Incluindo o UI Aero, uma interface que precisava de algum poder gráfico para ser inicializada. Bem como várias mudanças no motor do software, que na altura, fizeram com que o Sistema Operativo fosse classificado como demasiado pesado para as máquinas da época.

Sim… O Windows Vista era significativamente mais lento que o Windows XP na altura do seu lançamento! 

Isto levou vários utilizadores sedentos de teorias da conspiração, a afirmar que tudo isto era uma tática da Microsoft, para dar um empurrão ao mercado de PCs. Em suma, fazer com que os utilizadores atualizassem as suas máquinas para utilizar o novo software.

Assim, tendo tudo isto em conta, várias fabricantes de computadores começaram a utilizar o famoso autocolante ‘Designed for Windows XP, Vista capable‘. O que não devem saber, é que esta certificação da Microsoft era para a versão mais leve do Vista, a ‘Home Basic’. Algo que curiosamente resultou num processo em tribunal. Mas vamos falar mais do software propriamente dito.

Windows Vista foi

Pois bem, como o Windows Vista não estava a ter a adoção esperada, muitos dos fabricantes decidiram não criar novas drivers para os seus componentes ou periféricos. O que claro está, resultou numa autêntica confusão no mercado!

Consegue imaginar ter um PC completamente utilizável, e logo a seguir a instalar a última versão do Windows repara que ficou sem rato, impressora e placa Wi-Fi? Sim, foi exatamente isto que aconteceu em 2007.

Isto foi um dos maiores tiros no pé da Microsoft de sempre. Ao fim ao cabo, os utilizadores e fabricantes estavam habituados a utilizar a mesma driver para tudo! É Windows? Então vai funcionar, não interessa a versão… Pois, com o Vista as coisas já não foram assim, graças às muitas mudanças feitas debaixo do capô.

Entretanto, muitos dos problemas do Windows Vista foram resolvidos com o lançamento do Service Pack 1 em 2008… Mas aqui temos um segundo tiro no pé da Microsoft… É que ao mesmo tempo em que sai o SP1 para o Vista, também saiu o Service Pack 3 para o Windows XP!

Isto fez com que vários utilizadores ficassem extremamente confusos, então… Mudar para o Vista? Ou continuar com o XP? Ambos receberam uma atualização gigantesca ao mesmo tempo!

Windows Vista foi

Mais tarde, em 2009, a Microsoft lançou o ainda melhor Service Pack 2, que resolveu a maioria dos problemas do SO. Contudo, nesta altura estávamos a cerca de 5 meses do lançamento do Windows 7. O grande favorito do público, apesar de ser muito similar ao Windows Vista. Muito resumidamente, o Windows 7 é basicamente o irmão gémeo do Vista, a diferença é que o hardware era vastamente superior em 2009, em comparação ao ano de 2003! Além disso, todas as correções e melhorias feitas ao longo dos anos já estavam ali implementadas. Por isso, os utilizadores já não sentiram os muitos constrangimentos do Vista nas suas máquinas mais modernas.

Além disso, as fabricantes também tinham aprendido a lição com o ‘fail’ que foi o caso das drivers para o Windows Vista, e puseram logo as mãos na massa em preparação para a nova versão. (Até porque já não foi necessário mudar quase a totalidade do código, como foi obrigatório na passagem do XP para o Vista.)

Conclusão

O Windows Vista não era um mau sistema operativo! É apenas um SO que chegou antes do seu tempo, com muitas coisas que eram necessárias trazer para o mercado, mas que infelizmente nem todos queriam ter de lidar com.

Serviu como uma fase de aprendizagem para toda a indústria, o que claro está, nos trouxe até aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda se lembra do Windows Vista? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Hyundai Kona N 2021: um SUV não pode ser divertido?

Atualmente os entusiastas no mundo automóvel estão a optar por pequenos e grandes SUV. Algo que contraria a grande procura anterior pelos famosos e...

Redmi K30S: especificações e preço de um super-equipamento!

A Xiaomi vai apresentar um novo equipamento da gama K30 na China. O evento terá lugar amanhã. Dito isto, o novo dispositivo vai chamar-se...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...

OnePlus Nord N100: uma bela surpresa por 179 Euros

A OnePlus lançou oficialmente dois novos smartphones económicos. Assim os dois equipamentos, o OnePlus Nord N10 e Nord N100, são os modelos mais baratos...

AirPods Pro 2 e AirPods 3: prepare-se para as novidades em 2021

A Apple tem feito muito sucesso com a sua gama de AirPods. É verdade que outros equipamentos como o HomePod não foram muito populares....