Windows teve uma interface temporária… Durante 30 anos!

Há muitas histórias destas no mundo da programação, especialmente nas empresas mais pequenas, porque não existem tantos recursos disponíveis para fazer e reinventar num curto espaço de espaço. Ou seja, se a coisa funciona, é deixar andar!

Claro que numa grande empresa como a Microsoft, com milhares de programadores, e muito mais recursos disponíveis, isto é menos aceitável. Porém, também acontece. Aliás, ficámos agora a saber que durante mais de 30 anos existiu (e continua a existir) uma Interface no Windows, que supostamente deveria ser temporária.

Windows teve uma interface temporária… Durante 30 anos!

windows 12, Windows nome impressoras

Isto é um bocado como os impostos temporários que de vez em quando aparecem no nosso velho Portugal. Por vezes, não existe nada mais durável do que algo que foi criado para “desenrascar”.

Como deve imaginar, isto também acontece no maior Sistema Operativo do planeta, o Windows.

- Advertisement -

Aliás, um antigo empregado da Microsoft (Dave Plummer) decidiu vir agora a público demonstrar a forma como a regra de ouro “se funciona, não se mexe” também foi implementada no SO da gigante Norte-Americana.

Isto acaba por não ser uma grande novidade, visto que o Windows é muito conhecido por disponibilizar interfaces completamente diferentes de tempos em tempos, naquilo que é uma autêntica mistura de código antigo com código novo.

É uma tendência muito antiga, que muito provavelmente se vai manter durante todo o ciclo de vida do Windows 11, e provavelmente também do próximo Windows. Afinal, a única forma de parar com isto seria refazer todo o código de raiz, e isso… Bem… Nunca vai acontecer.

A interface do menu de formatação foi uma solução temporária que nasceu em 1994!

Como a Microsoft estava com muitas dificuldades na importação do código do Windows 95 para o Windows NT, e a interface não podia ser a mesma, o programador responsável por esta parte decidiu desenhar uma caixa de dialógoco num simples papel, e depois passou tudo para VC++2.0.

A coisa nem era feia, e era obviamente super funcional. Por isso, ficou até existir uma melhoria do aspeto visual.

Porém, coisas mais importantes continuaram a aparecer, e como tal, o menu manteve-se ativo durante 30 anos. Aliás, mesmo agora, a interface é exatamente a mesma.

É uma história curiosa.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.