Windows: faça estas alterações e ganhe um PC rápido!

Tem o hábito de não guardar os seus ficheiros em vários locais ou apagar coisas antigas? E as notificações de atualização, costuma ignorá-las? Quanto utilizamos um computador, sobretudo a nível diário, há várias coisas que temos de fazer para manter o Windows saudável. Pode parecer uma perda de tempo, mas quando o sistema operativo e o seu PC estiverem sempre a funcionar bem, vai ver que vale a pena. Dito isto, estas são as coisas que tem de começar a fazer agora no Windows para ter um PC realmente rápido.

Windows: faça estas alterações e ganhe um PC rápido!

Mantenha o sistema operativo atualizado

Todos sabemos o quão irritante é ter o Microsoft Windows constantemente a notificarmos sobre atualizações de sistema ou para reiniciarmos o computador. Sobretudo quando temos de instalar algo na altura em que estamos a trabalhar. É aliás por esse motivo que muitas pessoas decidem interromper as atualizações do Windows durante o maior tempo possível.

A verdade é que devemos ter sempre tempo para agendar atualizações. A maioria das atualizações lançadas incluem updates de segurança e usar uma versão mais antiga pode deixar o nosso computador vulnerável a ataques de malware.

Defina cópias de segurança automáticas

Manter o nosso software atualizado é um grande passo para protegermos os dados. No entanto, isto não garante que o computador esteja 100% protegido contra um ataque de vírus, corrupção de ficheiros ou falha no disco rígido.

Entre os ficheiros que não queremos ou podemos perder estão documentos, fotografias ou vídeos pessoais.

Para manter todos os dados relevantes seguros, deverá configurar uma cópia de segurança completa no seu computador Windows. Desta forma, poderá restaurar tudo caso algo corra mal e perca os dados armazenados no seu computador.

Atenção ao que descarrega

Obter software de uma fonte segura é crucial. Assim certifique-se de que está sempre nas páginas oficiais das aplicações e não vá lá ter através de ligações estranhas. Se algo lhe parecer estranho é sinal de que mais vale estar quieto e não deverá descarregar nada.

Windows fazer

Utilize uma conta normal para o dia a dia

Na maior parte das vezes, não precisamos de direitos administrativos quando estamos a utilizar o computador. Claro que nos podemos sentir tentados a ter o controlo total do sistema a qualquer momento. No entanto, a utilização constante da conta em modo administrativo pode ler a danos significativos. Isto caso a segurança do sistema fique comprometida. Com uma conta normal o que os criminosos podem fazer fica logo muito mais limitado.

Windows fazer

Limpar ficheiros desnecessários

É uma coisa inevitável. Com o passar do tempo ficamos com o disco mais cheio e o Windows 11 que outrora foi rápido e sem lixo, começa a parecer as ruas de Lisboa quando há greve da recolha do lixo. No entanto, em cinco minutos conseguimos deixar o Windows 11 mais limpo.

Em primeiro lugar temos de ir à pesquisa e aí começamos a escrever armazenamento ou então recomendações de limpeza. Depois do lado direito é só darmos um clique em Abrir como mostra a imagem abaixo.

Windows 11 espaço PC

Agora vai surgir uma janela que mostra o estado do nosso disco. Chamo uma especial atenção para a secção de ficheiros temporários.

Windows 11 espaço PC

Agora aí procure pela secção recomendações de limpeza. Podemos ver, por exemplo, na imagem abaixo que podemos recuperar até 5GB de armazenamento.

Mais especificamente e quando carregamos nessa opção vemos de forma mais específica aquilo que está a ocupar espaço. Assim podemos limpar a instalação anterior do Windows, as transferências e o que está na reciclagem.

Claro que ainda podemos ver outras informações como os ficheiros grandes ou não utilizados e as aplicações não utilizadas.

Reiniciar mais vezes

Pode parecer desnecessário estarmos a reiniciar ou desligar o computador. Aliás estamos na altura de deixarmos tudo sempre ligado. No entanto reiniciar o computador pode corrigir muitos problemas. Para além disso há muitos updates que requerem mesmo isto. Assim se começarmos a reiniciar vamos notar mesmo a diferença.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Quando é que a Apple vai lançar os novos AirPods? E quais?

Embora não tenha havido grandes revisões ao nível dos AirPods em 2023, a Apple está a preparar uma grande mudança para este ano. O...

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados